9 de outubro de 2010

Orbias - As Guerreiras da Deusa

Título: Orbias - As Guerreiras da Deusa
Autor:
Fábio Ventura
Editora:
Casa das Letras

Sinopse:

Quem disse que as raparigas não conseguiam ser sensuais e fortes ao mesmo tempo? Noemi é fã de cinema e séries de acção e aventura. Mas nunca imaginou que ela própria faria o papel de uma dessas personagens que de um momento para o outro vêem a sua vida normal dá uma volta de 180 graus. De uma forma pouco ortodoxa, descobre que é um Anjo, uma Guerreira ancestral renascida e que, numa dimensão paralela à da Terra, existe um mundo mágico regido por uma Deusa - Orbias. Mas Noemi não terá apenas de lidar com os seus novos poderes e responsabilidades. Terá também de se confrontar com os perigos e emoções aos quais não estava habituada, especialmente um sentimento em relação a Sebastian, um orbiano sedutor… Conseguirá ela superar a sua fragilidade e conflitos interiores para salvar os dois mundos da destruição? Orbias é uma aventura fantástica repleta de acção, sensualidade, personagens e cenários surreais, humor e magia. Uma obra essencial para quem gosta de uma história cheia de surpresas e fantasia moderna.


Opinião:
Foi com muita surpresa que me deixei arrebatar por este livro. Gostei imenso da ideia de um mundo paralelo, quase vindo de um sonho, onde a magia existe e é o seu bem mais valioso, e da desconstrução da ideia base da concepção do mundo, a existência de um Deus e uma Deusa, uma espécie de Ying Yang, em que o masculino representa um pouco mais o racional e o feminino um pouco mais o emocional.
Gostei do facto de no livro encontrar referências à história de Portugal, desde lendas como a da Rainha Dona Isabel e o famoso milagre das Rosas a célebres personagens portuguesas como Fernando Pessoa, porque não é algo muito comum. Eu sei que em Portugal existe muito a visão de que só o que se faz no estrangeiro é bom, mas isso não corresponde à verdade, e há que enaltecer a nossa história e as nossas figuras. Por isso, não posso deixar de enaltecer o autor neste ponto.
E não posso deixar de referir que este livro me transportou, de certa forma, à minha infância, devido a algumas parecenças com uma série de animação que eu adorava: "As navegantes da Lua".
O único ponto negativo que encontrei neste livro foi o facto de achar que as personagens poderiam estar melhor desenvolvidas, especialmente as relações entre elas. Mas tenho a certeza que o autor terá optado deixar isso para o segundo volume desta saga, que estou ansiosa por começar a ler.
Atendendo à idade do autor e à sua escrita fluída e criativa e ao sucesso que esta sua primeira obra teve, penso que Fábio Ventura depressa se tornará uma referência no campo do fantástico.
Deixo-vos um pequeno excerto desta obra:

“Dei uma volta na cama. Ainda pensava em Sebastian. Era doentio estar atraída por ele. Era como se ele fosse um extraterrestre, nem era deste mundo! Mudei de posição de novo, mas ele não me saía da cabeça. Estava raivosa com Sebastian, já não o suportava, mesmo só o conhecendo há horas! Estava irritada por ele me ter lançado naquela situação como Guerreira. Estava irritada porque nunca me contava nada até ao fim. Estava irritada porque ele gozava comigo. Estava irritada porque ele me seduzia para divertimento dele. Estava irritada porque ele tinha feito com que eu estivesse completa e perdidamente… apaixonada por ele!”

Sem comentários: