21 de outubro de 2010

O Novíssimo Testamento publicado no Brasil

O romance O Novíssimo Testamento, do cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa, que acaba de ser publicado pela Dom Quixote, será editado no Brasil, no próximo ano, pela editora Língua Geral. Vencedor do Prémio Literário Carlos de Oliveira, que foi entregue ao autor no passado dia 9 de Outubro, em Cantanhede, O Novíssimo Testamento é uma autêntica revolução literária: dá testemunho da reencarnação de Jesus no corpo de uma mulher - ilhéu e africana - que parece ter vindo inaugurar a Terceira Idade do Mundo. mas não está livre de enfrentar os preconceitos sociais, religiosos e políticos do seu tempo.

Recorde-se que o livro foi apresentado, em Lisboa, no passado dia 13, por Frei Bento Domingues que, durante a sessão, sobre a obra, disse o seguinte: "É pura literatura, palavra puxa palavra, um acontecimento de palavras, que interroga tudo. O autor tem um admirável conhecimento biblico e teológico que o excita e com ele coloca tudo em causa."

Mário Lúcio Sousa nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, em 21 de Outubro de 1964. Licenciado em Direito pela Universidade de Havana, Cuba, foi deputado ao Parlamento Cabo-Verdiano entre 1996 e 2001. Actualmente, é embaixador cultural de Cabo Verde. Condecorado pelo Presidente da República do seu país em 2006 com a Ordem do Vulcão, ao lado de Cesária Évora, foi o autor mais jovem de sempre a receber tal distinção.

É autor da seguintes obras: Nascimento de Um Mundo (Poesia, 1990), Sob os Signos da Luz (Poesia, 1992), Para Nunca Mais Falarmos de Amor (Poesia, 1999), Os Trinta Dias do Homem Mais Pobre do Mundo (Ficção, 2000) - Prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa - Vidas Paralelas (Ficção, 2003), Saloon (Teatro, 2004) e Teatro (Colectânea, 2008).

Sem comentários: