18 de janeiro de 2010

Globos de Ouro 2010


Os Globos de Ouro foram entregues ontem de madrugada (fuso horário português) no Hotel Beverly Hilton de Los Angels. Esta, que foi 67ª edição da cerimónia, que costuma levantar a ponta do véu para o que pode acontecer nos Óscares. Uma cerimónia conquistada por Avatar.

Os habitantes do Planeta Pandora revelaram ser mesmo um “peso-pesado” levando para casa dois galardões: melhor filme e melhor realizador, derrotando, assim, o surpreendente Estado de Guerra e o super-nomeado Up in the Air.

James Cameron, ao contrário do que se passou aquando o Titanic, não voltou a proclamar-se o "Rei do Mundo", apenas mostrou-se orgulhoso por triunfar numa cerimónia votada pela imprensa e sortudo por ter a melhor profissão do mundo.

Sandra Bullock foi designada a melhor actriz em filme dramático pela sua interpretação em The Blind Side. A norte-americana de 45 anos, já tinha sido anteriormente nomeada para a categoria de melhor actriz de comédia, pelo seu papel em The Proposal, mas o galardão foi conquistado por Meryl Streep, pela interpretação em Julie & Julia.

Do lado dos homens os vencedores foram Jeff Bridges, que viveu Bad Blake em Crazy Heart, e Robert Downey Jr., Sir Sherlock Holmes. O actor que viveu o papel do detective britânico proporcionou um dos momentos da noite, ao arrancar várias gargalhadas do público no momento do seu discurso, pois começou por agradecer à esposa por lhe ter dito que não valia a pena preparar um discurso porque Matt Damon ia ganhar e a Joel Silver por já ter ressuscitado a sua carreira 12 vezes.

Considerado o "melhor realizador vivo" por muitos, já recebeu vários Globos de Ouro para melhor realizador pelos filmes Gangs de Nova Iorque e Entre Inimigos, recolhendo ainda nomeações por Touro Enraivecido, Tudo Bons Rapazes, Idade da Inocência e Casino, Martin Scorsese foi homenageado com o prémio carreira. O troféu Cecil B. DeMille para uma carreira dedicada ao cinema foi-lhe entregue pelos "actores, amigos e colegas de várias colaborações" Robert DeNiro e Leonardo DiCaprio.

Confere aqui a lista completa dos vencedores do Globos de Ouro:

Melhor Filme - Drama: Avatar

Melhor Filme - Comédia ou Musical: A Ressaca

Melhor Realizador: James Cameron por Avatar

Melhor Actor - Drama: Jeff Bridges por Crazy Heart

Melhor Actriz - Drama: Sandra Bullock por The Blind Side

Melhor Actor - Comédia ou Musical: Robert Downey Jr. por Sherlock Holmes

Melhor Actriz - Comédia ou Musical: Meryl Streep por Julie & Julia

Melhor Actor Secundário: Cristoph Waltz por Sacanas sem Lei

Melhor Actriz Secundária: Mo'nique por Precious

Melhor Argumento: Up in the Air , de Jason Reitman e Sheldon Turner

Melhor Filme de Animação: Up - Altamente!

Melhor Banda Sonora Original: Up - Altamente!, por Michael Giacchino

Melhor Canção Original: The Weary Kind, por T-Bone Burnett e Ryan Bingham, de Crazy Heart

Melhor Filme de Língua Estrangeira: O Laço Branco, de Michael Haneke

(in Vousair.com)

Sem comentários: