29 de abril de 2014

Opinião - Com a Cabeça nas Nuvens

Título: Com a Cabeça nas Nuvens
Editora: Presença

Sinopse:
A fuga incessante ao destino inevitável de se tornar adulto é o móbil de Ruben, o adolescente que protagoniza o romance. Vivendo inicialmente num mundo idílico de fantasia e liberdade, Ruben vê-se obrigado a actuar e a cumprir as regras severas que Oskar, o seu intransigente perceptor, lhe impõe. Mas Ruben foge conduzido pelo pânico, iniciando uma viagem mirabolante, durante a qual se vê envolvido com personagens excêntricas e inquietantes, em ambientes surreais. O seu rumo? A América onde se encontra o riquíssimo tio Isaac e onde Ruben crê ser possível fazer perdurar a sua infância. Contudo...evaporados os sonhos da adolescência, Ruben regressa a casa descobrindo o que deles resta intacto em cada um de nós. Galardoado em 1989 com o "Prémio Elsa Monte", este livro vem confirmar a originalidade de Susanna Tamaro.

Opinião por Daniela Marques Pereira:
A minha crítica é sobre o livro "Com a Cabeça nas Nuvens" de Susanna Tamaro.
Este livro tem como história principal a de um menino, Ruben que não queria tornar-se adulto. Queria ser sempre criança, sem responsabilidades, no mundo da fantasia.
Após um trágico acidente, Ruben vê-se obrigado a sair de casa e parte rumo à América ao encontro de um tio rico na esperança de lá ficar e continuar a ser criança. A viagem não correu como ele havia planeado e acabou por regressar ás suas origens mas consigo trouxe uma grande lição de vida...
Inicialmente a leitura deste livro é um pouco "pesada" em relação a adjectivos mas depois a partir de um certo ponto tudo se desenrola sequencialmente sem darmos pelas páginas a passar.
Aconselho a leitura do livro, principalmente aos fãs desta grande escritora, pois transmite uma mensagem muito bonita! :)

Sem comentários: