29 de abril de 2014

Opinião - As meninas dos chocolates

Título: As meninas dos chocolates
Autor: Annie Murray
Editora: Asa

Sinopse:
Edie, Ruby e Janet são amigas e dedicam-se a fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. As suas vidas poderiam ser de sonho, não fossem as atribulações familiares e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. 
Edie casa muito jovem. A sua fé no futuro é ilimitada mas o destino tem outros planos para ela. Com apenas dezanove anos, Edie enfrenta a guerra sozinha e tomada pela dor após a perda do marido e do filho. Até que uma noite, durante um bombardeamento, uma criança abandonada é deixada ao seu cuidado… 
Entretanto, a sua jovial amiga Ruby, apesar do medo de ficar solteirona, acaba por se casar com Frank, desconhecendo o seu carácter temperamental. 
E há também Janet - inteligente, bondosa e atraída pelos homens errados. Profundamente magoada pela sua última relação amorosa, Janet está convencida de que nunca mais se apaixonará. 
Mas David, a criança que Edie acolhe, conquista o coração de todos. E quando tem idade suficiente para questionar a sua verdadeira identidade, David vai novamente transformar as suas vidas e proporcionar-lhes algo com que nunca sonharam … 
Três mulheres cujas vidas são marcadas pela amizade, a guerra e o amor por uma criança.

Opinião por Sofia Alexandra Pereira do Carmo:
Hoje acabei de ler um livro que me impressionou pela positiva.
O livro intitula-se "As meninas dos chocolates" de Annie Murray. Trata-se de uma história que cruza a vida de três mulheres inglesas nas décadas de 30 a 50 do século passado, passando pela Segunda Guerra Mundial. Descreve outras perspectivas vividas e que apesar de se pensar que os ingleses não foram tão afectados pela guerra, aqui mostra o contrário. A luta das 3 mulheres por uma vida de altos e baixos (sendo mais baixos do que altos), em que o amor, a amizade e a compaixão pelos outros, durante a guerra é maior e nos mostra que uma guerra fortalece uns mas deita abaixo outros. Dá-nos também uma perspectiva da vida dos judeus nestas décadas e o quanto tiveram de lutar para ter um lugar ao sol como qualquer outra pessoa.
Recomendo a leitura deste livro, pois não é mais uma história, é sim outra história passada na grande guerra e que não deve ser esquecida o sofrimento de tantas pessoas quer directa quer indirectamente

Sem comentários: