17 de novembro de 2021

Opinião – “Demoníaco” de Neill Blomkamp

Sinopse

Quando Carly Spenser (Carly Pope) descobre que a sua mãe Angela (Nathalie Boltt) entrou em coma, concorda relutantemente em participar numa terapia inovadora que lhe permitirá entrar no cérebro ainda ativo de Ângela e comunicar com ela. Observada pelo médico Michael (Michael J. Rogers) e pelo neurocientista Daniel (Terry Chen), Carly entra numa simulação da paisagem mental de Ângela, onde descobre a poderosa força sobrenatural que levou a sua mãe a cometer atos de violência indescritíveis quase duas décadas antes. Assombrada por visões aterradoras, Carly junta forças com o seu velho amigo Martin (Chris William Martin) enquanto tenta desesperadamente afastar o demónio monstruoso antes que este possa entrar num novo corpo e infligir mais dor e sofrimento ao mundo. Um thriller de terror com um toque de alta tecnologia escrito e realizado por Neill Blomkamp (Distrito 9; Elysium).

Opinião por Artur Neves

Neill Blomkamp é um realizador sul-africano nascido em Johannesburg em 1979 que tendo vivido alguns anos no regime de apartheid que vigorou entre 1948 e 1990 impondo uma violenta segregação racial, apresentou-nos em 2009 um filme de ficção científica; “Distrito 9” onde se vivenciava esse regime já em ambiente de caos, o que tornou a história surpreendente na época, e motivou uma aceitação generalizada, não tanto pela história em si, mas por toda a textura social onde ela se desenvolvia. Seguiu-se “Elysium” em 2013 e também “Chapiie” em 2015, ambos no tema da ficção científica, tendo sido realizações que alcançaram notório sucesso. No primeiro caso apresentando também um tema sobre segregação de classes que motiva uma revolução popular artilhada por meios técnicos evoluídos e em “Chappie” a história de um robot “fofinho” a puxar mais para ternura e menos para a tecnologia.

Em termos abstratos nada obsta em associar à ficção tecnológica qualquer tema social objeto de denúncia por parte do seu autor, mas associar o sobrenatural, qualquer que ele seja de duvidosa realidade existencial, à investigação ficcionada ou não, em neurociência, gera, como no presente filme, uma dissonância de meios incompatível com ambos os temas. Ou seja, dito de uma forma mais concreta e objetiva; O demónio infiltrado no corpo de Angela, a mãe desaparecida de Carly, só pôde ser eliminado espetando-lhe a ponta de uma lança com poderes mágicos, resgatada de uma mitologia inventada à pressa para matar o “bicho” e evitar a sua propagação pela ocupação indevida de outro corpo hospedeiro. Ainda bem que nós vemos o demónio a arder em chamas, o que indicia que não haverá uma sequela, todavia em cinema e com demónios destes nunca se sabe ao certo o que resultará no futuro.

Foi assim que eu vi este “Demoníaco” filme, em que uma filha ostracizada pela mãe e a quem ela respondeu da mesma maneira, se predispõe a participar numa experiencia neurocientífica tal como descrito na sinopse que eu me escuso de reproduzir. O que se segue são viagens pelos locais recriados pelo pensamento da mãe em que a filha a procura, seguindo uma voz que a chama para se encontrarem nos sítios mais estranhos em que a mãe manda a filha embora avisando-a de que está em perigo. Então se sabia que se ela a encontrasse estaria em perigo porque a chamou?... Porque era o demónio que habitava o seu corpo que lhe ordenava… responderá quem vir o filme. Então se o demónio que a possuía procurava outro corpo para habitar, porque permitia que ela depois de encontrar a filha, lhe dissesse para se afastar porque estava em perigo?... Enfim, são incongruências destas destinadas a estender o argumento durante o tempo previamente estabelecido para o filme que me provocam a sensação de incapacidade na transmissão da ideia de medo, de história de suspense, ou mais profundamente ainda, da existência de uma transcendência maligna, que nem precisa de forma ou corpo, para consumar os seus maléficos desígnios. Uma desilusão e um desperdício de tempo.

Tem estreia prevista nos cinemas em 25 de Novembro

Classificação: 2 numa escala de 10

 

Sem comentários: