18 de outubro de 2021

Opinião – “Terra Nova” de Artur Ribeiro

Sinopse

O filme retrata a viagem do lugre bacalhoeiro Terra Nova, que após um mau ano de pesca nas águas do Labrador, o Capitão decide arriscar numa travessia até à Gronelândia. Devido à rota que nunca antes tinha sido navegada e às lutas contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, o medo e o conflito intensifica-se entre a tripulação

Opinião por Artur Neves

Este filme é baseado no romance de Bernardo Santareno “O Lugre” que conta a história do lugre bacalhoeiro “Terra Nova” na sua faina de pesca nos mares do Labrador, na década de 1930 e num mau ano piscatório em que o Capitão decide arriscar uma aventura “por mares nunca dantes navegados” para providenciar o seu sustento e o de toda a tripulação que não aceita de bom grado a sua decisão e promove uma rebelião a bordo com consequências imprevisíveis, não só pela atitude tomada, como também pelo estado do mar naquela latitude.

A rudeza da vida da pesca ao bacalhau está bem representada através de personagens que não só caracterizam a diversidade da personalidade humana dos pescadores da época, com seus medos, crenças e ódios de estimação gerados pelo confinamento forçado no interior do limitado espaço do lugre. É o caso de Albino (Pedro Lacerda), o pescador sinalizado pelo seu comportamento num naufrágio anterior, sendo agora conotado com a presença da “má sorte” em todos os navios onde estiver. O caso da integração dos mais novos na tripulação também é abordado com Miguel (Miguel Partidário) órfão e ainda sem família constituída, que procura o conforto e a proteção de Albino a quem chama “tio”, apesar das críticas de alguns membros da tripulação, ou o médico de bordo, Bernardo (Vítor D’Andrade) igualmente sem experiencia da dureza daquela vida e se sente motivado a partilhar alguma simpatia com a tripulação que o aceita, embora discriminando-o com a desconfiança de pertencer ao grupo do Capitão Silva (Virgílio Teixeira) que lidera o navio com pulso de ferro e impõe o respeito da tripulação pela imposição das suas decisões, apoiado pelo contramestre (Vitor Norte) que personifica a autoridade pela indiscutível experiência da faina. Todos estão muito bem e mostra-se credívelmente o drama da pesca, da vida a bordo e dos pescadores.

As diferenças começam na envolvente. Todo o filme é passado no interior do navio e os efeitos especiais para a dureza do mar não reproduzem o que estamos habituados a ver em “Piratas das Caraíbas” ou noutras grandes produções passadas no mar. Quando o Capitão do lugre decidiu rumar à Gronelândia, eu “receei” que a viagem se fizesse com as velas amarradas ao mastro, considerando que é o seu estado durante toda a história… felizmente não… vê-se algumas vezes uma fotografia distante do navio com velas desfraldadas e reconhece-se com isso os fracos recursos do cinema português para competir internacionalmente num filme que até tem história para ser mais ambicioso.

Para celebrar em 2020 o centenário do nascimento de Bernardo Santareno, foi concebido pela produtora Ana Costa e o realizador que também escreveu o argumento; Artur Ribeiro, este projeto cinematográfico que além do filme, inclui a série “Terra Nova” de 13 episódios já exibida em 2020 pela RTP e atualmente disponível na plataforma de streaming HBO. Enquanto o filme é completamente rodado no mar, a bordo do lugre, a série desenvolve a vida em terra dos personagens do filme, o que dá suporte às suas frequentes quezílias e conversas cruzadas, que no filme se desconhecem as razões, bem como, o desenvolvimento das dificuldades da vida em terra, motivadas pelos magros recursos auferidos e os conflitos familiares antes e depois da viagem sempre agravados com as ausências prolongadas a que a faina obriga.

A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova pode ser encarada como a última epopeia trágico-marítima dos portugueses e mereceria um orçamento maior para a celebrar. Na sua ausência fica-nos este filme sobre a faina maior, e a dramatização das suas gentes, na série.

Estreia nas salas em 28 de Outubro

Classificação: 5 numa escala de 10

 

Sem comentários: