30 de junho de 2021

Opinião – “Bem Bom” de Patrícia Sequeira

Sinopse

Criado por Tozé Brito e ativo entre 1979 e 1986, o quarteto feminino Doce estreou-se em 1980 com o single "Amanhã de manhã", o primeiro entre vários sucessos do grupo. Em Portugal, as Doce marcaram a primeira metade da década de 1980 e contaram quatro participações no Festival da Canção. Saíram vencedoras da edição de 1982, à qual concorreram com "Bem bom", canção que levaram ao Festival Eurovisão (realizado no Reino Unido) e que agora dá o nome ao filme.

Realizado por Patrícia Sequeira – a cineasta que assinou "Snu" e "Jogo de Damas", bem como séries televisivas como "Conta-me Como Foi", "Terapia” ou "Depois do Adeus" –, o filme narra partes da vida das quatro mulheres que encantaram (e chocaram) um país. A atriz Carolina Carvalho surge como Helena Coelho, Bárbara Branco como Fátima Padinha, Lia Carvalho como Teresa Miguel e Ana Marta Ferreira como Laura Diogo. José Raposo, Ana Padrão, João Vicente e José Mata juntam-se ao elenco.

Opinião por Artur Neves

É um filme português que anima a nossa memória sobre a girl band de maior sucesso em Portugal durante a década de 80. Um país ainda fortemente influenciado pela revolução recente de Abril de 1974, expectante com o futuro que daí adviria, mas ainda imbuído pelos princípios e pela moral geral que o condicionaram durante os quarenta anos anteriores. O aparecimento das “Doce” abalou todas as convicções vigentes, porque convidava a uma liberdade ainda não publicamente assumida pelo povo temente e incentivava á efetiva emancipação feminina corporizada naquelas quatro jovens que exibiam em gestos e diziam com música, tudo o que faziam e lhes dava prazer, transmitindo um conceito de modernidade, arrojo e elegância da responsabilidade do estilista José Carlos, que lhes construiu a imagem de mulheres deslumbrantes. Foi um fenómeno musical extraordinário em Portugal só comparável ao êxito dos Abba na Suécia durante a década anterior, guardando obviamente as devidas proporções de escala.

O filme faz-lhes justiça ao acompanhá-las desde o seu início e focando-se em todos os obstáculos que tiveram que ultrapassar enquanto mulheres numa sociedade que as restringia e desqualificava pelas suas atitudes menos submissas, tanto na indústria musical da época pouco habituada a ser contestada nas suas decisões, como na opinião pública conservadora e puritana do povo menos culto, que via nas suas atitudes libertárias os comportamentos que eles queriam ser capazes de praticar. A maioria da população gostava delas e das canções, mas a inveja pelos êxitos obtidos provocava a infâmia do boato e a correspondente falsa acusação que o argumento refere com relevo.

O filme está muito bem conseguido, com um argumento habilidoso de Filipa Martins e Cucha Carvalheiro, baseado na vida real do grupo e nas vicissitudes da época, nomeadamente revelando o interesse mercantilista da gravadora que as descobriu e promoveu, guardando para si a parte de leão dos lucros e querendo somente ceder migalhas às interpretes, através de contratos leoninos que as mantinham presas. Daqui resultou a sua revolta e subsequente emancipação, constituindo-se como empresa, de forma a poderem negociar os contratos para os espetáculos ao vivo e a contratarem os serviços de que precisavam. Foi a melhor fase da banda desde a sua formação em finais de 1979 até ao pico do sucesso em 1982 quando venceram o Festival da Canção e representaram Portugal nesse ano no Festival da Eurovisão, precisamente com a canção “Bem Bom” que dá título ao filme.

Podem ainda recordar-se os principais êxitos do grupo, tais como; “Ok, ko”, “Ali Babá”, “Doce” ou o incontornável “Amanhã de Manhã” interpretados por Carolina Carvalho (Helena Coelho), Bárbara Branco (Fátima Padinha), Lia Carvalho (Teresa Miguel) e Ana Marta Ferreira (Laura Diogo) que defendem com grande rigor as suas representadas.

O filme já teve estreia agendada para Novembro de 2020, tendo sido suspensa por motivo da pandemia Covid-19 e dos respetivos períodos de confinamento que nos foram impostos, estando agora anunciada a sua estreia nas salas para o dia 8 de Julho.

Classificação: 7 numa escala de 10

 

Sem comentários: