1 de setembro de 2020

Opinião – “Regresso a Itália” de James D'Arcy


Sinopse

Robert (Liam Neeson) é um boémio artista londrino que regressa a Itália com o filho, Jack (Micheál Richardson), de quem se distanciara, com o objetivo de vender rapidamente a casa que herdaram da falecida mulher de Robert. Mas nenhum estava preparado para encontrar a outrora bela villa num estado de abandono total…

A cómica falta de competência de Robert para a bricolagem leva-o a procurar a ajuda de pitorescos habitantes locais, mas para Jack o estado da casa parece refletir a sua busca por memórias de tempos mais felizes com a sua mãe.

Enquanto Robert e Jack restauram meticulosamente a villa, começam também a reparar a sua relação. O futuro poderá ser bem diferente e surpreender ambos.

Opinião por Artur Neves

Este é um filme de memórias… dolorosas, algumas, ternas outras, mas durante todo o tempo a história sobrevoa um passado dos personagens, que se faz presente na direta medida do reconhecimento do tempo perdido ao terem encerrado o passado, como se isso fosse somente um mero resultado da vontade, da dor da recordação, ou da falta dela no caso de um deles.

James D'Arcy é um ator (em 2019 personificou Jarvis, o mordomo, em Vingadores: Endgame) que se estreia como realizador de uma longa metragem com este filme, numa história escrita por ele próprio e que tem a força emocional de um pai distante, que atende o seu filho que não vê há muito tempo, numa altura em que este precisa de dinheiro para realizar o seu sonho, que será conseguido à custa da venda da casa da família na Toscânia, abandonada desde o acidente fatal da mãe que desmembrou a relação.

Segundo as notas da produção, esta história não tem qualquer relação com a perda trágica da esposa real de Liam Neeson, em 2009, Natasha Richardson, mãe de Micheál, filho do casal, que adotou o apelido profissional de Richardson em homenagem à falecida atriz britânica tão importante na vida dos dois.

Todavia, não pode deixar de haver uma transferência de sentimentos, de memórias e de emoções, sentidos pelo ator de 68 anos e pelo seu filho de 25 ao interpretar uma história tão perto de uma realidade dolorosa, embora ocorrida noutro local, mas que assim confere honestidade e comoção a uma história simples na sua essência, que não seria vivida com tanta intensidade como o filme apresenta.

Tal como referido na sinopse tanto a casa na Toscânia, como a relação entre Robert e Jack já tiveram melhores dias, com entulho, pó, sujidade e destruição por todos os lados, sem falar na doninha que habita o que resta do armário e de um mural vermelho e negro que Robert pintou numa parede inteira, ao estilo de Jackson Pollock, para aplacar a sua fúria contra o infortúnio que o atingiu.

O plano todavia é vender a casa, Jack está à beira do divórcio e ficará sem meios de subsistência se não arranjar dinheiro para comprar a galeria de arte que dirige em Londres e que pertence à sua futura ex-mulher, portanto, embora ambos tendo pouco jeito para a bricolagem decidem por mãos à obra, com algumas ajudas extra, porque o objetivo é uma venda rápida.

Nesta situação em que a arte imita a vida, estão criadas as condições para uma catarse emocional que poderia ser mais profunda, mas que D'Arcy aborda superficialmente e polvilha de momentos de sensibilidade cómica entrelaçados com outros mais comoventes, chegando noutras alturas ao nível da farsa. Porém todo o filme é agradável e não se espere grandes surpresas das perspetivas que desde cedo são apontadas, nesta história que decorre num local de grande beleza natural, numa Itália rural com boa comida e gente boa. Representa um curto intervalo nas preocupações contra a covid-19. Recomendo.

Classificação: 6 numa escala de 10

Sem comentários: