11 de novembro de 2019

Opinião - Teatro - Intimidade Indecente

Sinopse:
Intimidade Indecente pode ser catalogada como uma comédia romântica. Mas é muito mais do que isso. É uma história de amor. Uma história de amor na maturidade. A história de um casal, dos seus encontros e desencontros.
Mariano e Roberta separam-se aos 50 anos.
O espectador acompanha os seus reencontros ao longo dos anos seguintes, década a década, até à casa dos 80, embalado num trabalho de actor absolutamente encantador e surpreendente.
Paixão, sexo, traição, amor, preconceito são alguns dos ingredientes desta história que promete emocionar as plateias e conquistar o público em Portugal.

Opinião por Marta Castro:
“Intimidade Indecente” é um dos espetáculos de maior sucesso no Brasil que regressa agora a Portugal e traz os populares Vera Holtz e Marcos Caruso nos papeis de protagonistas. Em 2004 e 2005 esta peça também esteve em cena em Portugal pelas mãos de Marcos Caruso mas dessa vez ao lado de Irene Ravache. Agora é nos apresentada uma versão mais actual desta comédia romântica mas nem por isso menos comovente.
Na peça, acompanhamos a história de Mariano e Roberta separam, um casal que se separa aos 50 anos, e que depois se volta a reencontrar, com 60, 70 e 80 anos, passando assim pelas diversas etapas da vida comum entre casais. Nesta história, o marido abandona a mulher para viver com a amiga da filha, de 17 anos, que mais tarde o troca pelo seu professor de ténis. Já a mulher acaba por sua vez por ter uma relação homossexual com a sua psicologa. Ao longo destes encontros, o espectador vai descortindo segredos que abrem a porta a mentiras, paixões, traições e aventuras, através da passagem do tempo e da evolução das personagens, sem nunca se perder o sentido de humor. A temática do amor e da sexualidade na terceira idade são aqui abordadas sem tabus.
Esta peça é uma peça que faz reflectir sobre o ser humano, sobre as suas conexões e os seus erros, e sobre o seu envelhecimento. Apesar de ser uma comédia romântica, ela traz adjcente a consciência de que todos somos na nossa génese iguais e que envelhecemos e sofremos as consequências das nossas escolhas e caminhos. Uma peça que acompanha os altos e baixos de uma relação e que acaba por ser uma ode realista ao amor e aos erros que cometemos na vida. Mais do que falar de casamento, este texto fala de relações humanas, de amor.
Leilah Assumpção considera que esta é a sua peça mais madura, somando 20 textos para teatro em 32 anos de carreira. “Apesar de algo romântica e conservadora, não resta dúvida de que minha dramaturgia é de impacto, não consigo ficar no ramerrame; não brinco, quando tenho de falar, falo, não rodeio”.
Os actores Vera Holtz e Marcos Caruso tem uma prestação brilhante e é de dignificar também todo o trabalho de teatro fisico que fazem ao longo da peça que invoca a credibilidade do envelhecimento das personagens sem se recorrer a nenhum outro recurso.

A não perder! Um dos espetáculos mais emocionantes e bem-humorados de 2019!

Digressão:
26 Setembro a 03 Novembro - Lisboa, Teatro Tivoli BBVA
05 a 06 de Novembro - Póvoa de Varzim, Cine-Teatro Garret
07 e 08 Novembro - Aveiro, Teatro Aveirense
14 a 17 Novembro - Famalicão, Casa das Artes
19 e 20 Novembro - Leiria, Teatro José Lúcio
22 e 23 Novembro - Figueira da Foz, Centro Artes e Espetáculos
26 Novembro a 01 Dezembro - Porto, Teatro Sá da Bandeira
03 e 04 Dezembro - Coimbra, Convento São Francisco
05 Dezembro - Estarreja, Cine Teatro Estarreja
07 Dezembro - Vila Real, Teatro de Vila Real
13 e 14 Dezembro - Albufeira, Palácio de Congressos do Algarve

Sem comentários: