21 de novembro de 2018

Opinião – “Vox Lux” de Brady Corbet


Sinopse

Ainda adolescente, a jovem Celeste transforma-se numa estrela pop de sucesso com a ajuda da sua irmã (Stacy Martin) e de um produtor talentoso (Jude Law). Contudo, é na sequência de uma tragédia nacional que Celeste se torna num novo tipo de celebridade: um ídolo americano, uma divindade secular e uma superestrela global.
Passados 18 anos, Celeste (Natalie Portman) prepara o regresso à ribalta depois de um escândalo ter descarrilado a sua carreira. Durante a digressão de promoção do seu sexto álbum, VOX LUX, a inimitável e irreverente estrela pop terá de superar problemas pessoais e familiares, navegar as águas incertas da maternidade, da loucura e da fama.
Com canções compostas pela cantora e compositora australiana Sia, VOX LUX é realizado por Brady Corbet, que foca em Celeste o fenómeno da criação de símbolos, do culto da celebridade e da máquina dos media por detrás deles, ao mesmo tempo que examina a natureza da celebridade e das forças que nos moldam enquanto indivíduos, nações e deuses.

Opinião por Artur Neves

Vox Lux aparenta ser uma história de quem está de costas voltadas para a música pop, que a detesta, que só lhe encontra defeitos bem como a todos os seus principais intervenientes, mas eu penso que há mais mundo para lá do que se possa interpretar a priori do conteúdo desta história. De alguma maneira este filme reporta as transformações mais significativamente sentidas no novo milénio, (não é por acaso que o filme começa em 1999) usando para isso a metáfora de um meio mais sujeito a mudanças arbitrárias, a gostos e tendências avulsas que o caracterizam mas que também o podem desqualificar quando mostrado na sua vertente mais degradante.
O mundo mudou com a viragem do milénio. Fenómeno semelhante terá acontecido no início dos “anos loucos de 1900” e o que Brady Corbet nos trás é uma fábula visual, dura, mas recheada de excelentes interpretações dum dos meios de comunicação mais largamente difundidos e apreciados em diferentes vertentes como é a musica pop.
A história é narrada de forma sóbria pela voz grave e colocada de Willem Defoe que nos faz atentar para as suas motivações que nunca podem significar qualquer grau de ceticismo formal, considerando que se apresentam músicas e temas sólidos ao estilo de Sia, que é também responsável pela composição de alguns temas além de participar na produção. Toda a história é-nos apresentada provocando a sedução e o reconhecimento valorativo dos produtos pop, embora nos mostre as suas grandezas e misérias, sem qualquer pudor, como aliás é intrínseco em todas as realizações humanas.
Natalie Portman, que só veremos a partir de metade do filme, está fabulosa no seu desempenho de Celeste quando adulta, mostrando a evolução da Celeste que conhecemos menina mas exteriorizando a mesma fragilidade e insegurança embora mascarada com os aditivos e o álcool que lhe permitem suportar a pressão da vida corrente e a tensão da vida passada da qual nunca se libertou. O colar de tecido escondendo o pescoço todo o tempo é disso evidência e memória.
Jude Law é o manager que ninguém quer ter mas de que precisa naquele meio em que a antecipação, a previsão e a planificação, mas também o companheirismo são fundamentais e determinantes para a diferença entre uma carreira de sucesso e as outras. A história completa-se com o apoteótico e espetáculo final, com um toque apocalítico, que nos mostra todo poder do showbiz e a simbiose deste com o público que idolatra os seus ídolos. Muito interessante.

Classificação: 7 numa escala de 10

Sem comentários: