30 de outubro de 2018

Opinião – “Fahrenheit 11/9” de Michael Moore


Sinopse

Depois de apontar suas lentes para a era Bush em Fahrenheit 11 de Setembro, Michael Moore agora traz um olhar provocador sobre a eleição de Donald Trump e tenta responder como os Estados Unidos se colocaram nesta situação e o que podem fazer para mudar.
Fahrenheit 11/9 faz referência à data que o presidente se elegeu em 2016.

Opinião por Artur Neves

Neste documentário sobre a presidência de Donald Trump, cujo nome faz um trocadilho com a data do maior desastre da história americana, o ataque às torres gémeas, como que referindo que a sua eleição foi o segundo maior desastre, Michael Moore usa a sua conhecida habilidade para cruzar factos e eventos registados por ele ou divulgados pelos média, para nos mostrar verdades e razões que por vezes não entendemos como tal.
Todavia, e embora o filme conte duas histórias fortes contra a democracia americana que passaram despercebidas por cá, a saber; a crise da água envenenada com chumbo na cidade de Flint, promovida pelos negócios do governador do Michigan, Rick Snyder, com os amigos e a mobilização social dos professores nos USA, com interesse insofismável de divulgação, perde-se no tema inicial de apresentação de justificações para a eleição de Donald Trump, misturando assuntos que embora de reconhecida importância não podem ser diretamente relacionados com Trump.
Aliás, o caso de Flint serve igualmente para dar uma “bicada” nos democratas e particularmente em Obama que no auge da crise se deslocou a Flint e em vez de condenar o governador republicano e denunciar o veneno, pediu um copo com água, que afinal nem chega a beber, levando-a somente aos lábios numa descarada simulação. Acusa-o também de ter sido o presidente americano que mais dinheiro recebeu da Goldman Sach.
Sobre Trump, ele apresenta os comícios que anteciparam a eleição, onde destaca o lado manipulador e mentiroso do candidato, a sua personalidade truculenta, aflora superficialmente a influência de Putin e insinua uma relação manifestamente inquietante e perturbadora com a filha que nos pereceu algo exagerada. Por outro lado reúne diversas opiniões proferidas na campanha e em comícios que pretendem estabelecer um paralelo entre a ascensão de Trump e a de Hitler, esquecendo-se todavia que os tempos agora são outros e que os múltiplos organismos de controlo do poder da democracia americana são suficientemente eficientes para moderar o ímpeto do presidente, que apesar de tudo consegue cumprir os favores prometidos aos amigos, tais como, a desregulação de Wall Street e a redução de impostos aos mais ricos.
Neste filme, Moore propõe-se “atirar” em todas as direções, pelo que os democratas também são contemplados, acusando-os de contemporizarem demasiado com a direita, estabelecendo acordos e compromissos que ultrapassam o aceitável e que justificam em parte a viragem de voto em alguns estados tradicionalmente democratas. Bernie Sanders e Hillary Clinton também não são poupados, sendo-lhes apontados diversos erros na campanha que ajudaram à “festa” Trump.
Durante os 126 minutos do filme vemos a revelação de factos importantes mas com uma sequência e um discurso confusos que se dispersam entre assuntos diversos que não apresentam a clarividência demonstrada em “Bowling for Columbine” que lhe valeu um Oscar em 2003, ou “Capitalismo – Uma História de Amor” de 2009 sobre a crise do subprime. Apesar disso não deixa de ser um filme interessante sobre o mundo dos nossos dias.

Classificação: 5 numa escala de 10

Sem comentários: