9 de setembro de 2017

Opinião – (MOTEL/X) – “Rift” de Erlingur Ottar Thoroddsen


Sinopse

Meses depois de terem acabado, Gunnar recebe uma chamada estranha do ex-namorado Einar. Soa perturbado, como se estivesse prestes a fazer algo horrível a ele próprio. Gunnar mete-se no carro e vai ao encontro da casa isolada onde Einar se refugiou. Ao reencontrá-lo, depressa se apercebe de algo mais sério se passa. Enquanto os dois homens tentam remediara a relação, um estranho parece estar a rondar a casa, com intenção de entrar.

Opinião por Artur Neves

Filmes de terror LGBT não são muito comuns na arte cinematográfica e muito menos oriundos das longínquas terras frias da Islândia. O realizador Erligur Ottar Thoroddsen apresenta-nos esta história onde consegue sintetizar vários elementos de diferentes géneros, tais como, o thriller psicológico, o amor desavindo entre dois homens, e o suspense que emerge da suspeita do desaparecimento e do crime.
Toda a história tem como pano de fundo as paisagens geladas, mas nem por isso menos belas apesar de sombrias, da ilha, conferindo ao ambiente da história o silêncio e a escuridão semelhantes, à alma dos dois homens em conflito entre si, mas em conflito maior consigo próprios e com a sua intimidade violada pela inclusão de um terceiro elemento de ambas as partes.
Todo o ambiente que perpassa pelo filme é de suspeita, dúvida e medo indefinido pela verdadeira relação que se estabeleceu entre ambos após uma separação por mútuo acordo, quebrada por um telefonema indefinido que contém incerteza e receio de um mal maior.
Muito embora não conheçamos em profundidade a dimensão dos reais sentimentos duma relação deste tipo, o realizador consegue criar no filme a sensação de incerteza e o medo que se instalam entre duas pessoas com destinos comuns inicialmente, mas que optaram por seguir caminhos diferentes, e em que essa opção apresenta diferentes respostas de comportamento que podem levar à loucura, ao abandono de si e ao suicídio.
O lugar é por si mesmo frio e escuro devido à sua localização geográfica e isso acentua a tristeza e a frugalidade das relações que o filme consegue transmitir nos diálogos curtos, nos sons injustificados que criam o suspense, nas buscas infrutíferas por alguém que não era suposto aparecer nos locais onde aparece, transfigurado no amigo invisível da infância passada. Filme curioso com vários elementos de interesse ilustrando a clivagem profunda, (“Rift”), que se estabeleceu entre os dois homens.

Classificação: 5 numa escala de 10

Sem comentários: