28 de novembro de 2012

Planeta: Novidades do final de Novembro


Título: A Cozinha da Saúde
Autores: Ferran Adriá, Valentín Fuster, Joseph Corbella
N.º de Páginas: 351 
PVP: 22,20 €
Disponível a 22 de Novembro  

Não há alimentos maus.
O segredo está na variedade e na moderação. Desfrutar dos alimentos não é incompatível com uma dieta saudável.

Ferran Adriá é um dos melhores cozinheiros do mundo.
Valentín Fuster é o director do Instituto Cardiovascular em Nova Iorque e um médico de prestígio mundial.
Josep Corbella é um jornalista reconhecido na área da saúde. Uma viagem alimentar pelas mãos deste trio, cujas inegáveis qualidades profissionais resultaram num livro único que ensina a utilizar os alimentos de maneira saudável, a comer fora de casa com qualidade, e a desfrutar em pleno da comida. A Cozinha da Saúde reconstitui a vida de uma família ao longo de um dia para ilustrar como se pode melhorar o pequeno-almoço, a compra, a conservação dos alimentos em casa ou a forma de os cozinhar, ao mesmo tempo que desmonta todos os mitos que já ouvimos falar. Este livro não se limita a falar de nutrição, também fornece conselhos práticos, receitas para o dia-a-dia, ideias e soluções para a cozinha, ensina a controlar o peso, a tensão arterial e o colesterol e as crianças a cuidar do seu corpo e a evitar vícios. 
O leitor de A Cozinha da Saúde descobrirá como pessoas de todas as idades, com gostos e necessidades diferentes, podem partilhar a mesa e comer de forma prazenteira e equilibrada e levar uma vida sã.

No ano da sua publicação em Espanha, 2010, recebeu o Prémio Nacional de Gastronomia da melhor publicação. 
Um livro obrigatório para os que pretendem melhorar a sua qualidade de vida sob a orientação da confiança que inspiram os seus autores. 

Sobre os autores:
Ferran Adrià é um dos cozinheiros mais reconhecidos do mundo. Começou a trabalhar no El Bulli em 1983 e foi nomeado chef de cozinha no ano seguinte. Desde então, este restaurante distinguiu-se pela sua vocação e inovação culinária, fruto do qual nasceram novos conceitos, técnicas e elaborações que estão hoje implantados no projecto da Fundación Alicia, que constitui um compromisso com a inovação e o mundo científico. Reconhecido como o Mejor Chef da década no ano 2010, o seu restaurante El Bulli foi eleito durante quatro anos consecutivos como o melhor restaurante do mundo. 
Valentín Fuster é director-geral do Instituto Cardiovascular do Hospital Mount Sinai de Nova Iorque e do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares (CNIC) em Espanha. Licenciado e doutorado em Medicina e Cirurgia, foi nomeado Doutor Honoris Causa por 27 universidades e é o único cardiologista que recebeu os galardões máximos das quatro principais organizações internacionais de cardiologia. As suas investigações sobre a origem do enfarte do miocárdio valeram-lhe, em 1996, o Prémio Príncipe de Asturias de Investigación. Um dos seus objectivos é integrar a investigação com a promoção da saúde através da educação da população. Para isso assumiu a presidência da Fundación Internacional SHE (Science, Health and Education), que tem como objectivo a divulgação da saúde entre os adultos e crianças e por isso é assessor científico da Rua de Sésamo. É também autor de La ciencia de la salud, Corazón y mente e Monstruos supersanos.
O jornalista Josep Corbella é o responsável da área da ciência no diário La Vanguardia desde 1993. Desde 2000 tem sido assessor de ciência e saúde de programas de rádio. As suas áreas de especialização são a biomedicina e a evolução humana. Recebeu o prémio do Instituto Danone de informação sobre nutrição. É autor de Sapiens. El largo camino de los homínidios hacia la inteligencia, e La ciencia de la salud, em colaboração com Valentín Fuster. 
 
Título: Camarate - Sá carneiro e as Armas para o Irão
Autor: Frederico Duarte Carvalho
N.º de Páginas: 304 
PVP: 18,85 €
Nas livrarias a partir de 22 de Novembro 

Toda a verdade 32 anos depois. Este é o livro que se propõe pôr fim à maldição de Camarate

A 4 de Dezembro de 1980 Portugal perdeu um primeiro-ministro e um ministro na queda de uma avioneta. 
Passados 32 anos mantém-se a mesma dúvida sobre o que efectivamente aconteceu neste atentado e quem são os principais encobridores da investigação.
Camarate – Sá Carneiro e as Armas para o Irão resulta de uma longa investigação feita pelo jornalista Frederico Duarte Carvalho onde reconstitui os factos e explica por que motivo conhecer a verdade, ainda hoje, pode colocar em perigo a estabilidade do regime em Portugal e noutros países, como os EUA e o Irão.
«Não se pode compreender Camarate se não se souber que Portugal era um país importante do ponto de vista geoestratégico, onde a Base das Lajes, nos Açores, desempenhava um papel essencial para o equilíbrio militar entre os EUA, a União Soviética e o Médio Oriente. Foi necessário recordar e perceber quem eram os personagens desta história nacional e internacional. De onde surgiram algumas figuras políticas, militares ou simples civis que se encontraram todos reunidos à volta de um interesse comum no dia 4 de Dezembro de 1980. Quais as suas motivações. Uns moviam-se por ideais, outros pela ganância financeira ou glória pessoal. E uns poucos tentavam simplesmente sobreviver num mundo em constante mudança.» Da Introdução  

Ao fim de 30 anos ainda falta saber tudo sobre Camarate. Este é o livro que vai revelar pontos importantes nunca antes abordados noutras obras sobre o atentado. Os meandros do tráfico de armas de Portugal para o Irão que, a par com a investigação ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar, são o móbil para o atentado.   O motivo por que o primeiro-ministro Sá Carneiro desconfiava estar a ser alvo de vigilância do então número 2 da CIA, o ex-embaixador Frank Carlucci. 
O aviso do cónego Melo a Soares Carneiro de que se preparava um atentado durante a campanha eleitoral de 1980.
Extractos do diário lisboeta de Frank Sturgis, assassino a soldo da CIA e um dos assaltantes do edifício Watergate.  
Documentos de José Esteves, confesso autor de um engenho incendiário destinado a ser usado em Camarate, que demonstram a protecção de que sempre beneficiou por parte da PJ.
Depoimentos do antigo presidente do Irão, Bani-Sadr, e do antigo chefe da secreta francesa, Yves Bonnet, atestando a importância das informações sobre o tráfico de armas para o Irão então na posse do primeiro-ministro Sá Carneiro.
O percurso das denúncias e da investigação ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar.
Um testemunho inédito de que houve, efectivamente, uma explosão em pleno ar que derrubou o avião onde seguia Sá Carneiro. 
Augusto Cid, uma das pessoas que mais se destacou nesta investigação e integrou a maior parte das comissões parlamentares na qualidade de representante das famílias da vítima, afirma: «Tudo o que sabemos hoje sobre Camarate, já se sabia meia-hora depois da queda do avião. Em 30 anos de investigação, confirmámos 30 minutos»
Camarate- Sá Carneiro e as Armas para o Irão parte de muito antes para chegar muito após os 30 minutos a que, até agora, tivemos direito.

Sobre o autor:
Frederico Duarte Carvalho é jornalista e nasceu no Porto a 27 de Agosto de 1972. É autor de vários livros de ficção e de investigação jornalística. Começou a investigar Camarate no dia 5 de Dezembro de 1980, quando soube que o pai do seu amigo de escola era o piloto do avião da RAR que deveria ter transportado Sá Carneiro de Lisboa para o Porto. Tinha então oito anos. Teve de crescer e aprender até conseguir contar-nos hoje a verdade que tem perseguido através dos factos.

Sem comentários: