19 de setembro de 2011

Opinião - A Papisa Joana


Título: A Papisa Joana
Autor: Donna Woolfolk Cross
Editora: Presença

Sinopse:
Personagem histórica envolta em lenda, a papisa Joana protagoniza a notável ascensão de uma mulher que não aceita as limitações que a sua época lhe impõe. Dotada de uma inteligência esclarecida e de uma imensa força de carácter, atinge o mais elevado grau da hierarquia religiosa católica. Apoiado numa investigação rigorosa, este é um romance magnífico, cativante, que prende o leitor nas complexidades da luta pelo poder, das conspirações e segredos políticos e dos fanatismos sangrentos. O livro que inspirou um grande filme épico realizado em 2010.

Opinião por Diana Matias:
Mais um livro! Mas não apenas mais um!
É um livro bastante interessante. Sempre tive curiosidade na história da igreja católica e na história de Roma. É bom ler um pouco sobre ambas e no terminar da leitura pensar: com este livro aprendi muita coisa!
Donna Woolfolk Cross, descreve um mito, ou talvez não, da existência de uma mulher na história dos Papas. É fantástico como ela o consegue fazer. Joana viveu no século IX, nessa altura as mulheres não tinham qualquer importância para a sociedade, só existiam para dar continuidade à raça humana. Joana era diferente das outras mulheres, desde muito nova desenvolveu o gosto pelo conhecimento, aprendendo a ler e a escrever. Não querendo estagnar no que diz respeito ao conhecimento, decidiu fugir, roubando a identidade do irmão João, e procurar num convento de monges tudo aquilo de que precisava. Mas foi mais longe, depois do convento, Roma seria o seu próximo destino. Sem se aperceber foi ganhando a confiança dos bispos de Roma e do povo, devido às suas boas obras. Os anos passaram-se e Joana cresceu tanto que se tornou Papa.
Cross, relata ainda, a existência de um romance entre Joana e Geraldo.
É um livro fantástico baseado numa história, para uns, mítica, para outros, verídica!
Consigo acreditar que é mais do que um mito, pois a igreja católica esconde segredos que, para muitos, são dificeis de imaginar!
Parabéns Donna !
Um livro fantástico, que foi adaptado para o cinema e esteve nas salas Lusomundo em Setembro de 2010, e do qual não tive conhecimento... infelizmente!

2 comentários:

Patrícia Cálão disse...

Olá! =)
Eu quero muito ler este livro. Está na lista de espera há imenso tempo! O filme também me passou ao lado, e por um lado foi bom porque senão ia vê-lo antes de ler o livro.
Beijinhos e boas leituras! ;)

LC disse...

A foto está errada, talvez não tenham reparado mas a capa que aparece, é a do livro A Rosa Rebelde.

Óptimo contributo à leitura, este vosso, continuem sempre assim :)