29 de abril de 2011

Passatempo Dia da Mãe - Âncora Editora

A D’Magia, em parceria com a Âncora Editora, decidiu celebrar em conjunto o Dia da Mãe e tem para oferecer 5 exemplares de O Livro das Mães, de Isabelle Garnier e Hélène Renard.

Sinopse:
Quem foi a mãe de... Marilyn Monroe, Freud, Santa Teresa do Menino Jesus, Fellini, Victor Hugo, Estaline ou Joana d'Arc? Este «livro de curiosidades» responde levantando o véu de uma profusão de informações tão divertidas quanto singulares sobre personagens como Mozart, Nero, Chaplin, Balzac, Moisés, Ricardo Coração de Leão, Gauguin ou Saint-Exupéry.
Muitas vezes esquecidas pelos historiadores, outras vezes sobrecarregadas com responsabilidades desmesuradas pelos psicólogos e psiquiatras, estas mulheres deram à luz, alimentaram, instruíram, castigaram e educaram génios, tiranos, santos, criminosos, grandes artistas e soberanos. Ultrapassando um determinismo redutor, centrado nas influências comparadas da hereditariedade, do meio familiar, do contexto histórico ou social, este livro «pinta» em estilo leve uma galeria de retratos reproduzidos com muita verdade na História, tirados de biografias, empalidecidos como recordações ou coloridos como postais ilustrados.
Possessivas, ausentes, castradoras, imaginativas, adoráveis, autoritárias, idealistas, santas ou criminosas, estas mães parecem tão próximas de nós que à pergunta: «como é que elas fizeram?», impõe-se como única resposta: «que teríamos nós feito no lugar delas?».

As autoras:
Isabelle Garnier, jornalista e repórter do Madame Figaro, é responsável pela secção de música clássica no Figaroscope e também autora de Histoire de la musique sacrée. Hélène Renard é jornalista e escritora, animadora de rádio e televisão. Autora de diversas obras entre as quais se destacam L’Aprés-Vie, Le Rêve, Les Naïfs (premiado pela Academia Francesa) e Le Dictionnaire des Rêves.

Para te habilitares a ganhar um dos exemplares, basta responderes às seguintes perguntas:

1 – Qual é o título original da obra?
2 – A que colecção da Âncora Editora pertence este livro?
3 – Qual o título do outro livro desta colecção e o nome da autora?

E enviares os teus dados pessoais (incluíndo o nome, morada, e nick de seguidor do blogue), como o assunto "Âncora Editora" até ao dia 10 de Maio, para literatura@dmagia.net.


Regras do passatempo:
1) Ser seguidor do blogue.
2) Apenas participantes com moradas de Portugal.
3) Apenas uma participação por cada nome e email.
4) Participações sem menção ao nick de seguidor do blogue não serão validadas. Atenção: o que é pedido é o nick de seguidor do blogue e não do facebook.

1 comentário:

Jorge Ramiro disse...


Eu gosto muito de ler sobre redutor de determinismo. Mas uma pergunta, o que a Caixa tenha alguma relação com o redutor de volume ou uma teoria?