28 de janeiro de 2011

Opinião - Uma Voz na Noite


Título: Uma Voz na Noite
Autor: Sandra Brown
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Para Paris Gibson, o seu popular programa de rádio nocturno é ao mesmo tempo uma fuga e o seu contacto real com o mundo exterior.
Desde que se mudou para Austin para mitigar a dor dos passados erros trágicos, Paris leva uma vida solitária, ganhando vida apenas quando apresenta o seu programa. Para os ouvintes fiéis é uma amiga sensata e de confiança, que não só acede aos seus pedidos de música como ouve também os seus problemas e, ocasionalmente, dá conselhos.
O mundo de isolamento de Paris é, porém, gravemente ameaçado quando um ouvinte - um homem que se identifica apenas como «Valentino» - lhe diz que os conselhos que deu à mulher que ele ama a levaram a abandoná-lo e que agora ele próprio pretende vingar-se. Primeiro planeia matar a rapariga que já raptou, dali a 72 horas, e a seguir virá atrás de Paris.
Com a ajuda da polícia de Austin, Paris entra numa corrida contra o tempo, num esforço para encontrar Valentino antes de ele poder cumprir a ameaça de matar - e de matar de novo. Para seu espanto, descobre que uma das pessoas com quem tem de trabalhar é o psicólogo criminal Dean Malloy, um homem com quem partilha um passado que teve um efeito catastrófico na vida de ambos. A sua presença desperta paixões antigas, obrigando Paris a confrontar as memórias dolorosas que tentava esquecer.
Enquanto o relógio continua a avançar, e as ameaças de Valentino de se aproximar se vão tornando realidade, Paris vê-se de repente obrigada a lidar com um assassino que, afinal, pode não ser um desconhecido.

Opinião por Susana Fino:
Esta foi a primeira vez que li um livro de Sandra Brown e posso dizer que, de certeza, não será o último.

“Uma voz na noite” é um livro muito fácil de ler e que prende a atenção do leitor, obrigando-o, quase compulsivamente, a ler -o livro todo de seguida (aliás, comecei a lê-lo numa viagem, ainda no avião, e durante as férias não houve um único dia que não tenha lido, pelo menos, um capítulo deste livro de 450 páginas). Ao lê-lo, dei por mim a imaginar-me dentro do mundo de Paris Gibson, a viver aquele enredo como se fosse eu, sentindo os seus sentimentos em cada linha em que era descrita a relação vivida com Dean e com o seu falecido namorado, Jack, e a sofrer o mesmo que ela em relação ao misterioso Valentino, a partir do qual se desenrolou toda uma história de ameaças, sequestro, violação e homicídio.

Falando mais da história… Nas primeiras páginas do livro vamos conhecendo, aos poucos, diferentes personagens que, à primeira vista, nada têm em comum. Com o desenrolar da história, dá-se o encontro das diferentes personagens (e nem sempre é fácil fazer esses encontros sem que tal pareça "forçado"), tornando a história mais complexa, apaixonante e cheia de suspense até ao último minuto. Encontram-se também diversos pormenores que permitem identificar situações e problemáticas bem actuais, como a sexualidade na adolescência (como o clube do sexo), o mundo de aparências em que algumas pessoas vivem (como é exemplo a família Kemp), deixando-nos a mensagem de que o perigo pode ter a sua origem bem mais perto do que imaginamos e de onde nunca pensaríamos vir (como acontece com Valentino).

Posso dizer que não estava à espera do final… Durante todo o livro pensei em vários personagens como sendo os verdadeiros criminosos, mas nunca desconfiei (pelo menos não até às últimas páginas) do verdadeiro criminoso, o que confirma, uma vez mais, a qualidade da autora. Estou ansiosa por ler mais livros de Sandra Brown que fará, a partir deste momento, parte da minha biblioteca particular.

Sem comentários: