26 de janeiro de 2011

Opinião - O Erro da Rainha


Título: O Erro da Rainha
Autor: Diane Haeger
Editora: Planeta

Sinopse:
Como quinta rainha de Henrique VIII, Catarina Howard não estava preparada para o que o futuro lhe reservava...
Quando a jovem e bela Catarina Howard se converte na quinta mulher de Henrique VIII, na época com 50 anos, este parece ter alcançado a plena satisfação. O reinado da futura rainha está, contudo, destinado a ser breve e doloroso, pois é forçada a lutar com inimigos muito mais poderosos e calculistas do que previra, numa corte onde qualquer movimento errado pode significar a sua desgraça. Querendo apenas amor, Catarina é compelida a negar os desejos do seu coração a favor da ambição da família. Mas, ao fazê-lo, oferece involuntariamente aos que procuram derrubá-la uma arma muito eficaz: o seu próprio passado romântico.
O Erro da Rainha é uma narrativa trágica de uma mulher apaixonada e idealista que se esforça por lidar com as intrigas da corte e com os anseios do seu coração.

Opinião por Vanessa Montês:
Algo que sempre gostei foi livros históricos baseados em Henrique VIII da dinastia Tudor e das suas esposas e amantes. São sempre histórias que nos falam de esperança, perseverança, traições e muitas reviravoltas. Henrique VIII era um homem que gostava acima de tudo de uma mulher bonita e que o pudesse satisfazer. Era conhecido por manter os seus familiares perto de si e de ser querido para com eles, mas se estes o traissem o destino deles seria o mais cruel que ele imaginasse.

Foi assim que entrei neste livro. Catarina é uma Howard, uma família muitíssimo influente em Inglaterra e muito em conta na opinião do rei. Sendo uma orfã e uma das Howards de menor nascimento, nada esperava alcançar na vida. Pelo menos do ponto de vista dela, sem saber que deste pequena fora ensinada na arte de seduzir de propósito pelos seus familiares mais influentes. Sendo muitíssimo parecida com a sua parente de sangue, a sua prima Ana Bolena, ao ser vista pelo seu tio é imediatamente enviada para a corte, pois o casamento de Henrique VIII e de Ana de Clèves está longe de ser feliz e o rei quer anulá-lo o mais rapidamente possível, pois o retrato que lhe foi mostrado da mulher foi tudo menos a realidade, sendo ela muito mais feia do que o tal retrato aparentava.

Ao ver Catarina na corte o rei fica ainda com mais vontade de anular o seu actual casamento. Ingénua, bela e sedutora, Catarina é tudo o que o rei gosta numa mulher e faz-lhe lembrar os seus tempos de jovem. Mas a rapariga acaba por se apaixonar por Tomás Culppeper, um dos cortesãos favoritos do rei. É assim que esta história se desenrola, mostrando o amor de Catarina por Culppeper - embora mal tenha casado com o rei tenha decidido manter esse amor no seu coração para os proteger a ambos -, e com o passado pecaminoso de Catarina a vir ao de cima.

Gostei imenso deste livro! Não conhecia esta autora. Nunca tinha ouvido falar dela ou dos seus livros, mas devo dizer que fiquei deveras admirada e pela positiva. A escrita é muito fluída e fácil de seguir, sendo todos os factos apresentados de uma forma que faz com que mesmo aqueles que não estão familiarizados com a história do reinado de Henrique VIII sigam-na com uma grande facilidade. É verdade que a personagem de Catarina no livro é muito mais determinada e "querida" para os leitores do que os factos dizem que ela foi. Uma palavra que os historiadores usam para a descrever é fútil e se a tivesse de descrever pelo livro não diria que ela era tal coisa. Mas temos que ter noção que é um romance histórico e como tal nem tudo é verdade.

Mas é sem dúvida um excelente livro e tendo-o lido por empréstimo mal possa irei comprá-lo para o adicionar à minha estante!!

Sem comentários: