13 de junho de 2019

Opinião – “Homens de Negro – Força Internacional” de F. Gary Grey



Sinopse

Os Homens de Negro sempre protegeram a Terra da escória do universo. Nesta nova aventura, eles vão enfrentara maior ameaça até hoje: um infiltrado na organização Homens de Negro.

Opinião por Artur Neves

Esta é mais uma sequela da série MiB (Men in Black) baseada em histórias de banda desenhada pertencente à Marvel Comics e que tanto antes como agora aborda o tema da ficção científica, (de largo espectro, digo eu) corporizado nuns homens vestidos de negro, enquadrados numa organização secreta que lutam contra a invasão da terra por seres alienígenas com as mais inusitadas formas e feitios. Foram feitos três filmes em; 1997, 2002 e 2012, aos quais, sete anos depois, se seguiu a presente história.
O primeiro filme foi objeto de vários prémios, incluindo o Oscar da Academia em 1998 para a melhor maquilhagem, tendo tido os seguintes uma classificação mais modesta. Aliás esta série aparece como sendo um refinamento da história veiculada em; “Os Caça Fantasmas” de 1984 que tanto sucesso obteve em diversão e bilheteira.
Em 2019 porém tudo muda, mais uma vez os atores, de certa nomeada, tais como; Emma Thompson e Liam Neeson, registe-se, entregam-se nas mãos das equipes de efeitos especiais computorizados e perdem toda a identidade de representação numa história indigente, que embora seguindo tudo o que já conhecemos da trilogia inicial, foi como que abduzida pela febre dos jogos de computador em que a emoção se mede pela escalada de dificuldade crescente na realização das tarefas.
Em boa verdade eu não tenho nada contra os jogos de computador, só que a emoção que eles transmitem decorre do facto de ser o jogador que intervém na ação, dependendo da sua destreza de manipulação do comando o acesso às etapas de crescente dificuldade com que o jogo o desafia. Agora no filme o espectador apenas pode assistir sem qualquer possibilidade de intervenção e isso em vez de ser excitante e emotivo torna-se monótono.
Resta-lhe o formato IMAX e 3D que torna ainda assim, o filme, numa experiência imersiva complementada pelo som multicanal que vetoriza a ação, mas continua a ser insuficiente. Logo na entrada, o logótipo da Columbia Pictures coloca uns óculos de sol que representam a identidade dos MiB e que aqui pode muito bem significar a necessidade da colocação dos óculos necessários para experimentar e estereoscopia visual do 3D, pois doutra maneira a experiência torna-se ainda mais insípida.
Na trilogia inicial tínhamos o combate com os seres alienígenas em que os MiB tinham que “provar” o seu valor de cada vez que se confrontavam com eles. Aqui não é bem assim e em toda a história sabe-se sem surpresa quem vai vencer, pelo que, segundo este ponto de vista “Homens de Negro – Força internacional” tem pouco para oferecer, deixando um sensação de “nada de novo debaixo do sol”.
Todavia este género tem os seus fans e para eles vai a minha admiração e o meu pedido de desculpas por não apresentar uma classificação. Na minha opinião, cinema é bem mais do que somente isto.

Classificação: _ numa escala de 10

Sem comentários: