20 de maio de 2016

Opinião – “Sobrevivente” de James McTeigue


Sinopse

Depois de ser misteriosamente incriminada por um ataque bombista, Kate Abbott (Milla Jovovich) uma funcionária do Departamento de Estado Americano recém colocada na Embaixada em Londres, é obrigada a fugir das forças policiais e de um impiedoso assassino (Pierce Brosnan), ao mesmo tempo que procura travar o aterrador plano dos verdadeiros terroristas.
Opinião por Artur Neves
Há uns bons anos que não via o Pierce Brosnan num papel de assassino a soldo, com objectivos tão definidos e rosto tão fechado como neste thriller de James McTeigue que se move no campo do terrorismo internacional, cheio de acção numa história bem estruturada embora de verossemelhança algo remota (digo eu, porém nos tempos actuais tem-se visto coisas imprevisíveis) em que um engenheiro químico promove uma ameaça global à cidade de Nova York como vingança para a morte do filho no Afeganistão ao serviço do exército americano.
O motivo principal porém é outro e relaciona-se com especulação financeira, para a qual o assassino contratado deveria ser apenas um tarefeiro. Todavia ao serem descobertos os verdadeiros motivos o interesse passa a ser outro tendo apenas como principal e único opositor a responsável de segurança da embaixada dos USA em Londres, interpretado por Milla Jovovich, que provida de intuição e determinação descobre toda a trama, embora acarrete com isso a suspeita dos seus pares e a perseguição intensa do assassino que pretende eliminá-la a todo o custo, dando ensejo ao aparecimento do personagem de Pierce Brosnan pouco visto actualmente, considerando que ultimamente este actor tem-se dedicado a papeis mais ligeiros.
A história está bem urdida e mantém a tensão durante todo o filme em que o confronto é permanente, o mistério também, bem como a agudização da luta entre as duas facções que procuram o cumprimento dos seus objectivos. O espectador é conduzido consistentemente através do argumento sem falhas de continuidade nem pontas soltas e passa um tempo agradável a seguir o argumento que embora previsível, não desmotiva nem faz perder o interesse. As cenas de acção são interessantes sem serem espectaculares, como acontece em alguns filmes modernos, mas também não fazem falta e tornam a história mais realista. Gostei e recomendo
Classificação; 6 numa escala de 10

Sem comentários: