27 de janeiro de 2016

Opinião "Sete Notas Musicais" por Zoran Zivković


Sinopse:
Um professor de uma classe de alunos autistas; uma bibliotecária, um solitário viúvo e o seu gato; uma velha senhora na sala de espera de uma estação de comboios envolta numa tempestade de neve; um fabricante de violinos: os protagonistas das histórias deste livro são pessoas comuns capturadas em momentos das suas vidas ordinárias, feitas de esperança, hábitos, recordações e pequenos dramas. Depois, improvisamente, uma melodia reproduzida por um CD, um violino, uma caixa de música, deforma o espaço-tempo, abre novas dimensões, mundos paralelos, transportando-os para situações surreais e inquietantes, que mudarão para sempre as suas vidas.

Opinião por Francisca Martins:
Este pequeno livrinho conta histórias de como a música muda a história da vida das pessoas. São sete contos, com sete protagonistas, exatamente como as sete notas musicais. Transportam-nos a mundos paralelos, que estão do "outro lado do espelho" e para onde se pode entrar através de uma determinada música: um professor de crianças autistas que descobre desenhos inesperados e não sabe o que fazer com eles; uma senhora sozinha numa estação de comboios que fica a saber mais sobre a vida dos que com ela se cruzam do que aquilo que queria; um viúvo que não sabe muito bem como continuar a cuidar da casa e do gato depois da esposa falecer.
Todos eles encontram na música uma porta aberta para outro lugar e todos viram as suas vidas mudarem sem haver nada que pudessem fazer em contrário. Para alguns foram as respostas esperadas, para outros o desfecho que estava escrito, mas que poderia ter sido diferente.
Este é um livro de contos, onde cada um deles nos envolve, como se todos os dias víssemos aquelas pessoas na rua. Elas ficam connosco e acabamos por desejar saber o que lhes aconteceu.
Um livro maravilhoso que nos deixa com vontade de partir à descoberta da restante obra do autor.

Sem comentários: