25 de junho de 2015

Opinião - As Cinquenta Sombras de Grey - E. L. James


Título: As Cinquenta Sombras de Grey
Autora: E. L. James
Editora: Lua de Papel

Sinopse:
As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.
Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?

Opinião por Fátima Quelhas:
O livro que vou falar é a trilogia “As Cinquentas Sombras de Grey”, que muito se tem falado ultimamente, causou furor e colocou a autora E. L. James envolta num mediatismo relâmpago e intenso.
Iniciei a leitura obviamente com curiosidade e deparei-me com a jovem estudante universitária Anastasia Steele que vê Christian Grey entrar na sua vida por obra do destino. A jovem Anastasia sente-se automaticamente atraída pelo deslumbrante e poderoso Christian Grey.
Apesar de não ficar surpreendida com a história, na minha opinião embora considere pouco provável, ou até credível, a ingenuidade/inexperiência inicial de Anastacia aos 22 anos e as exigências de Christian que tão facilmente caiem por terra com o início da "relação", se assim se pode chamar, ao que começa entre os dois.
É um romance erótico forte e delicado com uma componente sexual enorme que retrata a evolução da relação entre Anastácia Steele e Christian Grey, explorando as suas personalidades: Ana é ingénua e inocente mas Christian é controlador e obsessivo, adjectivos que se reflectem não só nas acções do quotidiano como nas suas práticas sexuais. A minha percepção é que todo o livro é bastante sensual, intenso e cria ali uma dependência, o que leva a uma rápida e compulsiva leitura.
Aspectos positivos: deixa os leitores com um sorriso nos lábios e o deixará com vontade de apimentar a relação com o seu mais que tudo.
Aspectos negativos: é um livro com um vocabulário e a escrita fraca.
Toda esta excitação à volta desta trilogia suscitou-me curiosidade. Confesso que cheguei a questionar-me sobre qual o motivo de tanta agitação à volta desta trilogia quando o mundo literário está repleto de romances sensuais e eróticos.
A autora E. L. James brinda-nos com um conjunto de páginas iniciais onde a tensão sexual e a atracção física é simultaneamente palpável e crescente.

Sem comentários: