29 de maio de 2015

Opinião - Tríptico - Karin Slaughter


Título: Tríptico
Autora: Karin Slaughter
Editora: TopSeller

Sinopse:
Três pessoas com segredos perturbadores.
Um assassino sem nada a perder.
Quando Michael Ormewood, detetive da Polícia de Atlanta, é chamado à cena de um homicídio num bairro social, depara-se com uma das mortes mais brutais de toda a sua carreira: o corpo de Aleesha Monroe jaz nas escadas de um prédio, numa poça formada pelo seu próprio sangue e horrivelmente mutilado.
Enquanto incidente isolado, este já seria um crime chocante. Mas quando se torna evidente que é apenas o mais recente de uma série de ataques violentos, o Georgia Bureau of Investigation é chamado a intervir — e Michael vê-se obrigado a trabalhar com o agente especial Will Trent, com quem antipatiza de imediato. Vinte e quatro horas mais tarde, a violência a que Michael assiste todos os dias explode nas traseiras da sua própria casa. Percebe-se, então, que talvez o mistério da morte de Aleesha Monroe esteja indissoluvelmente ligado a um passado que se recusa a ficar esquecido…

Opinião por Filipa Monteiro:
Tríptico... tríptico...
Penso que me deixei influenciar pelas opiniões positivas que vi e estava à espera de uma leitura empolgante e que me fizesse avançar na leitura rapidamente e entusiasmada.
É um bom livro, mas... não é surpreendente.
É um bom policial mas, já li melhores...
É um 3,5/5*.
O início até foi aborrecido para mim, até chegar à página 180, por aí, não estava mesmo a achar nada de especial, mas foi aí que houve uma reviravolta... a única para mim, mas, por sinal, muito muito boa pois não antevia tal acontecimento.
É um livro que se sabe desde muito cedo quem é o personagem malévolo e sádico. Os crimes são realmente brutais. John, um condenado por pedofilia, violação e homicídio, é, talvez a melhor personagem do livro. Muito humano. Muito... normal. Um personagem que apesar do seu passado, continua em busca do bem e do mal... principalmente do mal. Há coisas que têm que se resolver, muitos anos passados e descobertas feitas por acaso... Joyce, a irmã de John. Adorei as suas intervenções. Punho de aço mas coração de manteiga.
Will Trent, é outra personagem excelente. Pois é um polícia brilhante com algumas disfuncionalidades... muito interessante de se conhecer. Muito boa a sua aparição e o seu desenvolvimento na história. Assim como a agente Angie Polaski. Ambos, cresceram juntos e conhecem os segredos um do outro. Não tiveram inícios bons mas conseguiram vingar. Vão adorar a Betty e a sua predilecção por queijo, que tem as suas consequências.
Michael Ormewood, um detective, também ele atormentado por um passado... também ele afectado pelas relações dos seus pais algo negligentes e que escolheu a sua via de actuação... Esperto... ou não tão esperto assim. Muito bem construído. Algo presunçoso e arrogante.
O final não trouxe nada de novo, aliás, eu não achei grande desenvolvimento a partir do meio do livro, mas, tem os seus momentos emocionantes apesar de previsíveis. Gostei do final mesmo assim.
Uma coisa que gosto bastante em livros é o seu grafismo e este apresenta umas páginas a imitar recortes de jornais com notícias antigas que quebram a monotonia.
Vou ainda referenciar um ponto super negativo. Super negativo porque eu não costumo ligar a este tipo de coisas mas neste, está de tal forma exagerado que vou ter de referir. E é: a quantidade de erros que há por todo o livro. Erros até ao nível de estar uma personagem feminina em foco e na linha seguinte já é um "ele" que responde. Não sei porquê, isto irritou-me solenemente.
Em suma, um livro bastante bom, que vale pela construção dos personagens mas que não apresenta nada de original. Um bom policial nevertheless.

Sem comentários: