28 de maio de 2015

Opinião - Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Orgulho e Preconceito é o romance mais conhecido de Jane Austen. Embora o universo que retrata seja circunscrito - a sociedade inglesa rural da época -, graças ao génio de Austen o seu apelo mantém-se intacto. É uma história de amor poderosa, entre Elizabeth Bennet, a filha de espírito vivo e independente de um pequeno proprietário rural, e Mr. Darcy, um aristocrata altivo da mais antiga linhagem. Mas é também uma deliciosa comédia social, à qual estão subjacentes temáticas mais profundas. A sua atmosfera é iluminada por uma jovialidade contagiante, por uma variedade de personagens e vozes que tornam o enredo vibrante e constantemente agitado pelo elemento surpresa, pela genialidade da inteligência e da ironia de Austen. A presente edição de Orgulho e Preconceito conta com uma tradução de grande qualidade.

Opinião por Filipa Monteiro:
Ainda não li muitos clássicos, posso contar pelos dedos de uma mão e nem é uma mão cheia. Assim, ao ler constantes opiniões positivas acerca deste livro em específico, estas, incentivaram-me a procurá-lo, a comprá-lo e a lê-lo quase imediatamente para ver o que andava a perder. Ainda me influenciou mais, pessoas compararem-na com Julia Quinn, autora que já é uma das minhas favoritas.
Então, gostei muito da leitura, não é um dos meus livros favoritos mas é uma leitura relativamente fácil de ler e com temas agradáveis com sátiras e em que o título da obra não podia ser mais adequado. Muito preconceito nos relacionamentos e entre famílias de classes diferentes. Invejas e orgulhos que podiam ter arruinado relações. Falando dos protagonistas, refiro o casal Jane e Mr.Bingley. Jane, com a sua personalidade naturalmente bondosa, tornou-se das minhas favoritas e com quem eu gostaria de conviver. Mr.Bingley, apesar da sua posição social, é ainda influenciado pela família e amigos. Não é completamente seguro ou confiante. Mr.Darcy e Lizzy, preencheram-me todos os requisitos duma relação que ora recua ora avança, igual a muitas outras. A declaração de amor de Mr.Darcy a Elizabeth é das mais bonitas, as palavras empregadas e a felicidade de ambos é indescritível para mim. Não há manifestações de alegria em demasia, (como eu estou sempre à espera, numa relação amorosa), mas há aquele "brilhozinho" de quem está apaixonado e não se pode conter mais toda a emoção que transparece para a leitura.
Contudo, apesar de ter apreciado as personalidades tão diferentes dos casais, não posso deixar de referir o pai de Lizzy, sem dúvida o meu preferido de toda a trama, embora tenha muito poucas linhas dirigidas a si. Todas as suas intervenções mostraram ser incisivas e são das partes mais hilariantes.
Faço ainda o apontamento para as irmãs de Lizzy, como as mais fúteis e desinteressantes de todo o livro, assim como o Mr.Collins, que quase morria de tédio de cada vez que este aparecia... Refiro ainda a "desgraça" que recaiu sobre a família toda com a fuga irresponsável da irmã de Lizzy, sempre um escândalo mas naquela altura, imagino os rumores e o falatório que seria. Muito bem descrito, sentindo-se a aflição/tristeza/desapontamento da família.
A matriarca, tudo o que lhe interessa é o casamento das filhas. Mesmo quando antes achava os pretendentes antipáticos, orgulhosos, etc, mal sabia do casamento de uma das filhas, mudava radicalmente a opinião e manifestava-se efusivamente. Já achava o futuro genro melhor que o anterior!
Em suma, um belo retrato da época retratada e um clássico que não peca se for lido por todos os amantes da leitura.

Sem comentários: