28 de dezembro de 2014

"A Abelha Maia - O Filme" - Opinião

Uma das personagens animadas mais icónicas de sempre, tem agora a sua oportunidade no grande ecrã, e pelo que pareçe a Abelha Maia ainda retem todas as caracteristicas que a tornaram num icone infantil durante muitos anos.

Maia é uma abelha diferente, como diz a sua professora: “Um verdadeiro furacão”, com pressa de nascer e de aprender, é um ser com extrema curiosidade e com bastante coragem, desejosa de entrar em grandes aventuras e de fazer amigos, rapidamente explora por sua conta o mundo que a rodeia, absorvendo a sua beleza e apaixonando-se imediatamente por tudo o que vê.

 A sua inocência leva-a a tornar-se amigo de outros insectos que habitam o prado, principalmente do gafanhoto Flip, que se torna no seu mentor da vida fora da colmeia. E é dentro desta que a conselheira real Zumbidina planeia usurpar o trono da Rainha, roubando a sua geleia real, e culpando os grandes inimigos das abelhas: Os Vespões. É então que a Maia decide pedir ajuda a todos os seus amigos para restaurar a paz e a ordem no prado, apelando à unidade e ao amor através das suas semelhanças fazendo com toda a sua sociedade viva em harmonia.

Apesar de este ser um filme para crianças, os adultos também podem apreciar este filme, existem algumas referências a filmes e personagens que apenas os adultos poderão reconhecer. A inocência e ingenuidade da Abelha Maia é bastante verosímil e genuina, o que nos permite abstrair que estamos a ver um filme animado, para vermos personagens com profundidade e com algo a ensinar aos mais novos, principalmente os conceitos de amizade, tolerância e partilha.

Um verdadeiro clássico que se mantém muito atual e fiel às suas origens, usando novas tecnologias de animação para revitalizar este imaginário e as suas personagens, trazendo-as para os nossos dias, para que possamos de novo apreciar as aventuras da abelha mais reconhecida de sempre com a nova geração.

Sem comentários: