22 de dezembro de 2012

Opinião - Solstício de Verão

Título: Solstício de Verão 
Autor: Tara Moore 
Editora: Quinta Essência

Sinopse: 
O Baile do Solstício de Verão dos Granville é sempre inesquecível. Todas as pessoas importantes da sociedade irlandesa reúnem-se em Carrickcross House - a propriedade rural da família - para uma noite de folia. Mas este ano a noite é muito especial: a matriarca Honoria vai anunciar o noivado do seu neto Rossa com Ashling Morrison. Ashling está delirante. Alto, moreno e bonito, Rossa é o partido perfeito, mas será demasiado bom para ser verdade? Por que motivo está Honoria tão interessada em fazer Ashling - enteada da sua arqui-inimiga Coppelia - parte do clã Granville? Poderá Carrick, o irmão de Rossa, manter a sua posição como herdeiro legítimo? E o que fará a implacável Coppelia? Com a promessa de convidados distintos, bebidas, danças e assassínio... será um solstício de verão inesquecível!
Opinião por Sónia Ferreira: 
Li Solstício de Verão e gostei muito. 
Para já, deixem-me dizer que os personagens são muito caricatos, no mínimo. Para dizer a verdade, achei-os todos malucos, mas doidos mesmo. Não doidos de serem divertidos, mas doidos de manicómio! Têm cada ideia... LOL Mas, a sério, foi um livro muito bom, que me deu muito gosto ler. 
É uma história sobre segredos e dramas entre 2 mulheres - Honoria Granville e Coppelia Morrison. Honoria é riquíssima, já velha e quer deixar o solar da família em boas mãos para garantir que continue na família; só tem 1 filho vivo, os outros 2 morreram com as esposas mas o filho vivo é homosexual, logo não pode contar com ele para perpetuar a família. Tem 3 netos, o mais velho não está virado para o casamento, o mais novo é novo demais, pelo que se vira para o do meio, tendo proporcionado o encontro dele com Ashling, que acabou por levar ao noivado dos dois. Ora, Ashling é enteada de Coppelia, a inimiga de Honoria. Coppelia não sabe que a Ashling está envolvida com um Granville, fica a saber porque Honoria, de má que é, lhe envia um convite para a festa de noivado, a celebrar no dia do Solstício de Verão, quando a família Granville faz sempre uma grande festa. 
No meio da festa, um assassínio, ataques a mais personagens, vamos sabendo porque é que as 2 mulheres se odeiam tanto, conhecer o passado que levou a isso. As revelações acerca dos personagens são chocantes, por vezes (gémeos com uma relação incestuosa, por exemplo). As personagens são cheias de defeitos; se os torna mais reais, não sei, mas deu-me gosto conhecê-las. Honoria e Coppelia são implacáveis. Qual jogo de xadrez, cada uma faz um movimento impressionante para demolir a outra. 
O final traz uma revelação mais que surpreendente!

Sem comentários: