24 de dezembro de 2012

Opinião - Milagre de Amor

 
Título: Milagre de Amor
Autor: Eloisa James
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Miss Linnet Berry Thrynne é Bela … Naturalmente, está noiva de um Monstro. Piers Yelverton, conde de Marchant, vive num castelo no País de Gales, onde, corre o boato, o seu mau humor arrasa todas as pessoas com quem se cruza. E também consta que uma lesão deixou o conde imune aos encantos de qualquer mulher. Só que Linnet não é qualquer mulher. Ela é mais do que simplesmente formosa: o seu espírito e encanto forçaram um príncipe a ajoelhar-se. E calcula que um conde se apaixonará loucamente por ela… em apenas duas semanas. No entanto, Linnet não tem ideia do perigo a que o seu coração é exposto por um homem que poderá nunca devolver-lhe o seu amor. Se ela decidir ser realmente muito perversa … que preço pagará por domar o coração selvagem desse homem? 

Opinião por Sónia Melo:
Para mim, como de resto para muitos outros leitores, é a sinopse de um livro que me dá as primeiras impressões a respeito do mesmo. Assim, foi precisamente a sinopse deste livro que me fez desejar lê-lo. Prometia uma história divertida e familiar, já que trata de uma versão da “Bela e o Monstro”. Uma das histórias mais bonitas da Disney, com uma mensagem encantadora, que nos diz que é no interior de cada um de nós que reside a nossa verdadeira beleza, independentemente da nossa aparência. Eloisa James traz-nos aqui uma versão desse clássico bastante bonita e muito própria, igualmente mágica mas num sentido mais real.

Neste livro somos confrontados com um mundo divertido, recheado de personagens cativantes e, por vezes, mordazes nas suas afirmações críticas a respeito de uma sociedade regida pelas aparências.

Linnet, dona de uma beleza deslumbrante, é, aparentemente, uma sedutora fútil. Contudo, por baixo das aparências esconde uma inteligência sagaz, excepto no campo do amor e da intimidade entre um homem e uma mulher mas não podemos culpá-la pela sua ignorância, já que perdeu a mãe quando era muito jovem e o seu querido pai sempre fez questão que as suas preceptoras a vigiassem afincadamente, de modo a mantê-la longe desse tipo de assuntos. Apesar disso, a reputação de mulher leviana da sua mãe agarra Linnet para uma situação completamente injusta e deveras caricata, é nesse ponto que o caminho da nossa desesperada “Bela” se cruza com o do nosso charmoso, se bem que completamente irritante e simplesmente desagradável “Monstro”. Para terem uma ideia nítida do que esperar de Piers digo que este foi inspirado na personagem principal da série de TV Dr. House. Gostei imenso dos protagonistas, sobretudo da sua conflituosa interacção como par romântico.

Gostei também saber um pouco mais sobre a evolução histórica da medicina. Antigamente os médicos, na sua ignorância arrogante, submetiam os doentes a condições de vida desumanas. Foram necessários os chamados visionários, com as suas ideias “radicais” para que a medicina evoluísse no sentido de melhorar não só a longevidade como a qualidade de vida dos doentes. Considero este livro como uma homenagem a esses homens visionários. Não conhecia Eloisa James mas é um nome a reter na memória e, no futuro, torna-se imprescindível redescobrir a sua obra literária com outras histórias tão encantadoras quanto esta.

1 comentário:

Unknown disse...

já ha algum tempo que quero ler este livro, especialmente depois de ler '' O Beijo Encantado'' da mesma autora (uma versão de cinderella) que está original e simples ao mesmo tempo que pega o leitor do inicio ao fim :)