30 de dezembro de 2012

Opinião - A Cidade dos Deuses Selvagens

 
Título: A Cidade dos Deuses Selvagens 
Autor: Isabel Allende
Editora: Círculo de Leitores/ Difel

Sinopse: 
Alexander Cold embarca com a sua temerária avó numa perigosa expedição da International Geographic ao Amazonas. A sua missão e a dos seus companheiros de viagem - um célebre antropólogo, um guia local e a sua filha, Nádia, e uma médica - é capturar o lendário Abominável Homem da Selva, mais conhecido como "a Besta". 
No mundo oculto da impenetrável selva tropical, Alexander descobre muito mais do que imaginara. Coma força do jaguar e da águia, guias espirituais de Alex e Nádia, os dois jovens deixam-se conduzir pelo invisível Povo da Neblina numa apaixonante e inesquecível aventura, e encaminham o leitor numa viagem por um território misterioso, onde se esbatem os limites entre a realidade e o sonho, onde homens e deuses se confundem, onde os espíritos andam de mão dada com os vivos. 

Opinião por Maria João Diogo: 
Há determinados livros que ou se amam ou se odeiam. E, devido ao tema deste primeiro livro da triologia de Isabel Allende, é um deles. Sempre gostei de livros de fantasia (Marion Zimmer Bradley, Juliet Marillier) e adoro a forma de escrever da Isabel Allende, por isso estes livros fizeram a minha delicia há muitos anos atrás e não me desiludiram nesta releitura! 
Alexander Cold vê-se no meio de uma aventura com a sua avó Kate na selva Amazónica, pois a sua mãe está muito doente e precisa de fazer tratamento longe de casa. Alexander vai descobrir que afinal é muito mais forte e muito mais corajoso do que alguma vez pensou e, juntamente com Nádia (filha do guia) vão viver a aventura das suas vidas, ao serem aceites e respeitados no seio da tribo de indíos designados Povo da Neblina, por terem a capacidade de se tornarem invisiveis. Para salvarem esta tribo irão ao território de "A Besta", assim designada pelo seu tamanho, ferocidade e cheiro. E é precisamente por causa deste ser misterioso que a avó de Alex está na selva amazónica, juntamente com a sua equipa, para efectuar uma reportagem para a revista International Geographic. Alex e Nádia vão descobrir que afinal os invasores e os ferozes não são os habitantes da selva, mas sim quem dela se tenta aproveitar! 
Adoro esta história e adoro as descrições da selva amazónica! Muitas das vezes senti-me transportada para lá, vivi aquele ambiente. E é esta magia que eu admiro em Isabel Allende. 

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: