27 de novembro de 2011

Parabéns ao Fado!

E oficial! O fado é Patrimonio Cultural Imaterial da Humanidade. A Universal Music Portugal da os parabens a todos os envolvidos. O Fado e desde sempre um patrimonio unico na musica portuguesa e e altura de celebrar um dos grandes feitos da historia recente da musica nacional.

“E tao bom ser pequenino
ter pai, ter mae, ter avos
e e tao bom cantar o fado
e ter quem goste de nos”
Quadra retirada ao grande poeta Joao Linhares Barbosa com apendice de Carlos do Carmo

“Ao longo dos ultimos anos, tenho tido a sorte de viajar pelo Mundo todo e perceber o carinho que diferentes racas, religioes, culturas nutrem pela nossa cancao. Por isso, arrisco-me a dizer que o Fado sempre foi patrimonio da Humanidade. Todavia, obviamente que este reconhecimento atribuira ao Fado uma nova visibilidade, alem de nos aconchegar a alma e encher-nos a todos de orgulho. Viva o nosso Fado!”
Ana Moura

“A provar que nem todos os fados sao tristes, este sera certamente um fado muito feliz. E com bastante alegria que recebemos esta noticia de elevada importancia e que potencia as capacidades de uma musica tao unica e genuina. E bom para a cultura portuguesa, e bom para a lingua portuguesa e para nos enquanto povo.”
Cristina Branco

“A elevacao do fado a Patrimonio Imaterial da Humanidade representa a preservacao e a consagracao de um genero musical unico, bem como a elevacao e dignificacao da alma e do bater do coracao lusos.”
Fernando Alvim

“Integrar a geracao que tanto tem contribuido para a revelacao do Fado ao Mundo, na era da comunicacao e do alargamento dos horizontes de divulgacao da Arte e da Cultura, e participar nesta celebracao que e a elevacao do Fado a Patrimonio Imaterial da Humanidade, e testemunhar um dos momentos mais bonitos na historia do Fado e na minha historia pessoal.”
Mafalda Arnauth

“Como portugues e fadista, acredito vivamente que sao os portugueses que tem de se sentir verdadeiramente orgulhosos ao ver a nossa musica inserida na lista representativa do patrimonio cultural imaterial da humanidade. A curiosidade em torno da musica que traduz a nossa identidade ira certamente aumentar e vai quer conhecer-se mais a historia do Fado o que e benefico para todos nos.”
Marco Rodrigues

“O resultado desta candidatura e uma enorme alegria para o Fado e para Portugal. O Fado sera agora ainda mais reconhecido la fora. E uma musica que merecia esta distincao porque transcende as fronteiras, transcende a lingua. A sua linguagem sao sobretudo as emocoes… e o mundo vive de emocoes. O fado, que nasceu em Portugal, e agora uma musica Universal. Esta vitoria era essencial para o pais e para o reconhecimento, dignificacao e preservacao do Fado!”
Cuca Roseta

Sem comentários: