28 de fevereiro de 2011

JOSEPHINE BAKER EVOCADA EM ESPECTÁCULOS, LIVRO, EXPOSIÇÃO E ROTEIRO CULTURAL

LISBOA, 16 FEV. 2011 – A memória de Josephine Baker – bailarina, cantora e Humanista – é evocada em Março próximo a propósito da celebração do 70.º aniversário da sua estreia artística em Portugal.

· Um livro (da autoria de João Moreira dos Santos),
· dois espectáculos no Teatro da Trindade (11 e 12 de Março),
· uma exposição (também no Trindade),
· um Roteiro Cultural

constituem as iniciativas agendadas para celebrar aquela que foi a primeira vedeta negra a nível mundial e pioneira nas adopções multi-étnicas, tendo-se destacado pelo seu trabalho humanista e filantrópico.

As comemorações são organizadas pelo investigador e historiador João Moreira dos Santos, autor de um inédito e pioneiro livro sobre a longa relação que Josephine Baker manteve com Portugal entre 1933 e 1960.
Esta obra, editada pela Casa Sassetti, constitui o ponto de partida de todas as celebrações e desvenda não só o lado artístico da Vénus Negra, mas também as missões de espionagem que esta desenvolveu em Lisboa nos anos da Segunda Guerra Mundial, a sua tentativa de adopção de uma criança portuguesa e, em pleno Estado Novo, as suas “inconvenientes” declarações políticas anti-racismo e a favor da Fraternidade Universal.
A apresentação de Josephine Baker em Portugal: Crónica da artista, agente secreta, mãe universal e activista dos direitos cívicos (livro que inclui um DVD com imagens e filmes históricos), realiza-se no dia 11 de Março, pelas 18h30, no Teatro da Trindade, contando com a participação da historiadora e investigadora Irene Flunser Pimentel, que abordará a temática da espionagem na Lisboa dos anos 40.

No Teatro da Trindade, onde La Baker se estreou na Primavera de 1941, decorrem a 11 e 12 de Março dois espectáculos únicos que procuram reconstituir os seus shows de há 70 anos e também a história da sua fascinante relação com Portugal na Lisboa dos espiões e de Salazar dos anos 30-60. Com guião e encenação de Moreira dos Santos e direcção artística de Sofia de Portugal, este é um espectáculo multimédia que apresenta música, dramatização e vídeo.

Também no Teatro da Trindade, estará patente, de 4 a 31 de Março, uma inédita exposição sobre Josephine Baker em Portugal. A mostra apresenta telas expressamente pintadas pelo artista plástico Xico Fran, discos raros, cartazes, documentos e fotografias desconhecidas do grande público.
O ciclo de comemorações inclui ainda um roteiro cultural intitulado “Na Peugada de Josephine Baker pela Lisboa dos Anos 30-60”. O objectivo é levar o público à descoberta das principais ruas e edifícios de Lisboa que acolheram esta icónica artista ao longo de quatro décadas, revelando as várias facetas que La Baker desenvolveu na capital, incluindo as de turista, artista, espia, mãe adoptiva e activista dos direitos cívicos. O passeio é aberto a todas as idades e desenrola-se no Bairro Alto, Chiado, Baixa e Avenida da Liberdade.

“Antes de Madonna, antes de Angelina e antes de Marilyn, havia Josephine!”

Sem comentários: