26 de janeiro de 2011

Opinião - Persuasão


Título: Persuasão
Autor: Jane Austen
Editora: Europa-América

Sinopse:
"Anne Elliot não é uma rapariga presunçosa, mas uma jovem fina e educada, com grande profundidade de sentimentos e uma inabalável integridade, que leva uma vida curiosamente semelhante à de Cinderela, com um pai ridículo e uma irmã autoritária.
À medida que a história se desenrola, Anne consegue libertar-se da autoridade da família através de relações de amizade com mulheres de temperamento forte e consegue a realização pessoal neste romance em que os homens e as mulheres são apresentados em pé de igualdade sob o ponto de vista moral."

Opinião por Ana Melo:
Talvez seja, dos livros que já li de Jane Austen, aquele em que a personagem principal feminina (sempre), consegue ser a mais independente, apesar da sua aparente fragilidade. E isto porque consegue libertar-se do jugo moral do seu pai e da sua irmã, com a ajuda da amizade das suas amigas viúvas, logo podendo assumir um estatuto não dependente dos homens. É uma história de persuasão, em que Anne e o seu antigo noivo são persuadidos a tomar o rumo das suas vidas pela moral imposta. Moral esta sempre presente ao longo da obra, através dos diálogos e acções das personagens, sempre segundo o costume vigente e nunca perdendo a oportunidade de criticar qualquer desvio. Todas as acções são previamente analisadas, do ponto de vista do que seria correcto ou não. Não sendo tão irónico como entendi outros livros de Jane Austen, não deixa contudo de ser mais uma forte crítica à sociedade burguesa contemporânea de Jane Austen.
Só um notinha: a capa escolhida pelo editor é muito infeliz...

1 comentário:

Inês Santos disse...

Este foi o primeiro livro que li dela, e creio que é o pior para começar pois não demonstra o talento da Jane tão vem como o Orgulho e Preconceito, por exemplo.

Tenho cá o Emma, cujas criticas o comparam e até dizem que é melhor que o Orgulho e Preconceito.

A tua primeira frase está um pouco confusa... apesar de se perceber o seu sentido.