28 de janeiro de 2011

Opinião - Paixão numa Noite de Inverno


Título: Paixão numa Noite de Inverno
Autor: Eloisa James
Editora: Quinta Essência

Sinopse:
Este livro é um romance histórico com uma forte personagem feminina e repleto de elementos de sensualidade. Poppy casou sob uma chuva de pétalas de rosa depois de conhecer o seu duque em Paris... o casamento mais romântico que se possa imaginar. Quatro anos depois… as pétalas de rosa transformaram-se em pó. Mas só depois de sair de casa do marido é que Poppy começa realmente a compreender o que é o romance.
Num Natal fabuloso, Lady Perdita Selby, Poppy para os amigos e família, conheceu o homem que pensou que iria amar para sempre. O diabolicamente atraente duque de Fletcher era o marido perfeito para a inocente e bela inglesa, e o seu casamento foi o mais romântico que ela alguma vez vira. Quatro mais tarde, Poppy e o duque tornaram-se o alvo das atenções da alta sociedade… mas, por trás de portas fechadas, a chama do seu amor extinguia-se.
Relutante em perder a mulher que continua a desejar, o duque está determinado em voltar a conquistar os deleitáveis afectos da sua encantadora noiva… e a ultrapassar os dias impetuosos do primeiro amor com uma sedução verdadeiramente pecaminosa

Opinião por Inês Santos:

Cada vez que leio algo do género me apercebo que é o tipo de livro que me dá prazer. Adoro os bailes, as regras de etiqueta, as relações entre sexos opostos ou homólogos, as casas, as paisagens, as viagens... tudo. Aqui Eloisa James consegui reflectir bastante bem a diferença entre homens e mulheres na sociedade, tanto a nível de educação, como a nível de como se comportam e são vistas pelas massas. É engraçado perceber que muita coisa não mudou, apenas diminuiu.
O único defeito que tenho a apontar é o conteúdo, i.e, a história. Achei um pouco oca, sem grande desenvolvimento, podendo ser resumida em poucas linhas. Fiquei sem perceber a alteração dada em Poppy, pois não li ou me apercebi de algo que provocasse tão grande mudança nela. Foi a influência das amigas? O viver sozinha? Nada disto me parece muito credível, pois a transformação dela foi bastante significativa.
De resto, todo o texto é bastante agradável, divertido e fluído. Adorei os jogos de sedução, principalmente entre casais já casados - achei bastante original.
Recentemente fiquei a saber que este é o segundo volume de seis. Vou, de certeza, procurar os restantes para ler, e talvez o defeito apontado anteriormente seja esclarecido.
Terminando, a capa é linda, mas a sinopse é bastante incompleta e "sem sal".

Sem comentários: