16 de dezembro de 2010

Opinião - Até que o rio nos separe


Título: Até que o rio nos separe
Autor: Charles Martin
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Doss Michaels nasceu e cresceu num parque de caravanas junto ao rio St. Mary e tenta sobreviver como pintor. Abigail Coleman é a única e lindíssima filha do mais poderoso senador da Carolina do Sul. Um único encontro foi suficiente para perceberem que ficariam juntos para sempre.
Após dez anos de casamento, Abbie debate-se com uma doença terminal. Sempre a seu lado, Doss trava com ela uma terrível batalha pela vida.
Quando Abbie elabora uma lista de dez coisas que gostava de fazer antes de morrer, Doss tudo faz para a ajudar a concretizar os seus desejos.
E, antes que seja tarde de mais, partem juntos para a viagem das suas vidas

Opinião por Verónica Silva
Este é um livro perturbador. Conta a história de Doss, um pintor, que decide realizar os últimos desejos da sua mulher, que tem um cancro em fase terminal, ao qual pode sucumbir a qualquer momento.
É um relato intenso e triste de quem vê o cancro do lado de fora, de quem assiste e não pode fazer nada. Chega a ser angustiante estar a ler os relatos de tudo aquilo por que Abbie tem de passar: a descoberta, as hipóteses, os tratamentos e, por fim, o empenho de Doss para a fazer feliz nos seus dias finais.
Não é livro que aconselhe a quem vive este drama, porque a mim levou-me facilmente às lágrimas, principalmente após a morte de Abbie e das percepções de Doss após o falecimento da mulher.
Charles Martin é, sem dúvida, um grande escritor, capaz de cativar e envolver o leitor e puxar facilmente pelas nossas emoções. Gostei, apesar de preferir o seu livro "A montanha entre nós".

Sem comentários: