28 de novembro de 2010

Opinião - Harry Potter E Os Talismãs Da Morte

Título: Harry Potter E Os Talismãs Da Morte
Autor: J.K. Rowling
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível - encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort... Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final - Harry Potter e Lord Voldemort... nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... um dos dois está prestes a acabar para sempre... Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá...
Numa atmosfera apoteótica e vibrante, Rowling desvenda-nos, por fim, os segredos mais bem guardados do universo fantástico de Harry Potter e deixa-nos envoltos, talvez para sempre, na sua poderosa magia. Este sétimo volume tem sido considerado pelo público e pela crítica como o melhor de toda a série de Harry Potter.

Opinião por Vitor Caixeiro:
Este é o último capítulo de uma saga única na história da magia. O feiticeiro mais famoso do mundo termina aqui o seu percurso. Nunca pensou a autora que a história de um rapazinho de onze anos atingisse tal sucesso. Desde "A Pedra Filosofal" que Harry Potter conquistou fãs de todas as idades por todo o globo. Não havia comparação possível ao fenómeno mais aliciante de todos os tempos.
Muitos livros foram escritos e o final era aguardado com elevadas expectativas. A pressão sobre J.K. Rowling era maior que nunca. Mas o que era um inocente estudante de Hogwarts passou a ser rival do pior feiticeiro das trevas que o mundo mágico conheceu. Por isso esperar um final feliz, sem batalhas nem perdas, é completa ilusão.
No seguimento da maior emoção presenciada em toda a saga, o melhor é mesmo por de parte os nossos sentimentos enquanto lemos este volume. Dada a complexidade da tarefa atribuída a Harry por parte de Dumbledore, a mesma não será realizada de ânimos leves. Harry, Hermione e Ron enfrentam uma ameaça tenebrosa. Para encontrarem os Horcruxes e os destruirem, terão de percorrer lugares sombrios outrora esquecidos. Deverão ter o máximo de cuidado para não serem descobertos pois todos os lugares estão vigiados. A escuridão apoderou-se da sociedade e confiar em alguém é um erro fatal. As suas vidas estão constantemente em jogo. Ainda assim, enquanto Harry sobreviver, nada será em vão.
Ao iniciar a leitura das primeiras páginas, rapidamente afastei a ideia de que este livro seria para descontrair a mente. Pelo contrário, a ansiedade tomou conta de mim durante durante toda a leitura. Senti todas as emoções como se as vivesse ali, naquele momento. Tudo me pareceu de uma realidade extrema. Envolvi-me de tal modo na vivência das personagens que não consegui parar de ler, por mais que o devesse fazer.
O que torna esta leitura ainda mais sôfrega que as anteriores são os muitos mistérios que aparecem sucessivamente. Uns são desvendados, outros criados, tendo todos eles importante relevância no desenrolar da história.
Acho admirável o trabalho da autora quer nas personagens, quer no conteúdo. Estabelece uma harmonia entre ambos com um excelente modo de escrita e uma imaginação infindável. Através disso, dá-nos a experiência de como é viver num universo mágico, mas não perfeito como a maior parte das pessoas pensa.
Como é evidente, só fiquei triste por ser o fim. Harry e os seus amigos acompanharam-nos durante muito tempo que, ainda assim, passou rapidamente. Tornaram-se personalidades especiais nas nossas vidas. Podem já não aparecer no papel nem voltar com novas aventuras para nos surpreender, mas decerto ninguém esquecerá quem eles foram e o que fizeram.
Os maiores heróis do fantástico viverão para sempre na minha memória.

Sem comentários: