14 de abril de 2010

DIA DA TERRA - 22 de Abril: National Geographic Channel explora as profundezas dos Oceanos


Três documentários no NGC e NGC Mobile dia 22, a partir das 20h20

National Geographic Channel explora as profundezas dos Oceanos no ‘Dia da Terra’

• ‘O que você faz, conta!’ volta a ser o tagline da campanha
• Em www.natgeo.pt: NGC promove passatempo com oferta de viagem às Bahamas

Cheios de metrópoles primitivas submersas, de restos de criaturas e mundos perdidos e de alguns dos animais mais espectaculares do Planeta, os nossos oceanos são autênticos tesouros. Contudo, cerca de 20% dos recifes de coral desapareceram e 90% dos grandes predadores foram vítimas da pesca furtiva.

‘Os oceanos’ é o tema escolhido pelo National Geographic Channel (NGC) para celebrar, a 22 de Abril, o ‘DIA DA TERRA’. Para que as pessoas fiquem cientes da importância dos oceanos – que nos fornecem mais de metade do oxigénio que respiramos, 100 milhões de toneladas de comida por ano e que absorvem um quarto do dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera –, o NGC explorou abismos subaquáticos para revelar alguns dos mais fascinantes mistérios dos oceanos e dar a conhecer a vida marinha de alguns dos locais mais recônditos.

Em Portugal, o National Geographic Channel (NGC) e o NGC Mobile vão emitir no dia 22 de Abril, a partir das 20h20, um especial de programação. ‘DIA DA TERRA 2010’ é composto por três documentários (‘Mergulhar num Labirinto’, ‘O Éden dos Tubarões’ e ‘Oásis Subaquático’) que acompanham três equipas de exploradores de elite da National Geographic – de destacar o antropólogo Dr. Kenny Broad, o ecologista Dr. Enric Sala e o ambientalista Dr. Mike Fay –, à medida que estudam o comportamento dos tubarões ou animais que desapareceram há mais de mil anos. Cada documentário mostra imagens espectaculares, incluindo imagens raras de recifes de coral quase inexplorados e de cavernas subaquáticas repletas de estalagmites em espiral.

‘O que você faz, conta!’ volta a ser o tagline global da campanha – on-air, imprensa, on-line, direct mail – desenvolvida pelo canal no âmbito desta data. Adicionalmente, o NGC vai promover, em www.natgeo.pt e entre os dias 22 de Abril e 13 de Maio, um passatempo com oferta de uma viagem às Bahamas. O vencedor do passatempo e o seu acompanhante poderão mergulhar no mar desta ilha paradisíaca e explorar os seus recantos.

Dia 22 de Abril a partir das 20h20: especial de programação ‘DIA DA TERRA 2010’

Em ‘Mergulhar num Labirinto’, o Dr. Broad explora misteriosas cavernas subaquáticas que funcionam como cápsulas do tempo, em estado líquido, e que foram um grande contributo para compreendermos como a grande maioria de formas de vida das Bahamas desapareceu há cerca de mil anos. Em ‘O Éden dos Tubarões’, O Dr. Sala aventura-se pelas Ilhas Line onde os tubarões são reis e senhores e onde os humanos raramente vão. A equipa encontra, não só, dez vezes mais tubarões do que num recife normal, como as suas descobertas põem em questão tudo o que se sabe actualmente sobre os ecossistemas dos recifes. Em ‘Oásis Subaquático’, podemos ficar a conhecer a vida presente numa duna fossilizada composta por pináculos e grutas profundas que se esconde a cerca de cinco quilómetros da costa da África do Sul.

‘MERGULHAR NUM LABIRINTO’, às 20h20
Alguns dos melhores mergulhadores do mundo viajaram até às Bahamas para se lançarem sobre um abismo descoberto recentemente – grutas submersas que se podiam estender por centenas ou mesmo milhares de quilómetros e que constituíam um labirinto de passagens e túneis que funcionavam como cápsulas do tempo em estado líquido. Liderada pelo explorador e antropólogo da National Geographic, Kenny Broad, uma equipa de mergulhadores e arqueólogos investigam estas grutas e revelam informações que podem explicar o súbito desaparecimento de muitas formas de vida da ilha, extintas há muitos séculos. O que terá estado na origem do desaparecimento daqueles animais? Será que uma caveira humana com 800 anos era a chave para todos estes elementos que fazem do mergulho uma actividade de risco – uma lição que a equipa aprende depois de encontrar o corpo de um mergulhador cuja última expedição tinha sido em 1970.

‘O ÉDEN DOS TUBARÕES’, às 21h15
Numa zona remota do Pacífico Sul, o explorador da National Geographic Enric Sala – um dos ecologistas marinhos mais conceituados do mundo – conduz uma equipa de elite até um isolado éden subaquático. Os tubarões são os reis e senhores das Ilhas Line, onde os humanos raramente interferem. Numa missão ousada de pesquisa, desde a mais pequena à maior forma de vida do recife, a equipa descobre alguns segredos naquele que podia ser considerado o último arquipélago intacto do mundo. Numa expedição de 30 dias por cerca de 3.300 kms, a equipa tem que enfrentar alguns contratempos, como poderosas correntes e ondas gigantescas. As suas descobertas põem em questão tudo o que sabemos sobre os ecossistemas dos recifes de coral. Ao longo da viagem, os investigadores descobrem que na Ilha Flint há três vezes mais corais que em qualquer outro recife do Indo-Pacífico. Ao largo da Ilha Malden, zona de testes de bombas nucleares em 1958, a equipa encontra um recife cheio de vida e com dez vezes mais tubarões que qualquer outro recife documentado.

‘OÁSIS SUBAQUÁTICO’, às 22h15
Na costa sul de África esconde-se uma metrópole subaquática como nenhuma outra no mundo: Aliwal Shoal. Uma duna fossilizada composta por pináculos e grutas secretas a cinco quilómetros da costa, Aliwal Shoal é um local onde os tubarões se juntam e onde os peixes caminham no fundo do mar. Zona de eleição para grande concentrações de raias e tubarões – incluindo os tubarões tigre – Aliwal testemunha a chegada e a partida das rotas migratórias de muitas espécies. Milhões de sardinhas são perseguidas pelos maiores predadores dos mares. A rota de migração das baleias jubarte passa por ali e as câmaras conseguem captar imagens de centenas de tubarões areia – nunca antes vistos – para assim ficarmos a conhecer melhor o seu mundo secreto e comportamento.

Para aceder a mais informações ou visualizar imagens ou vídeos, consulte www.natgeo.pt

Fonte: FOX International Channels

Sem comentários: