31 de agosto de 2011

“Cleópatra”, de Stacy Schiff, vence PEN Award

“Cleópatra” (publicado em Portugal pela Civilização), a mais recente biografia de Stacy Schiff, acaba de vencer o PEN/Jacqueline Bograd Weld Award for Biography. Este livro da autora vai ainda ser adaptado em breve ao cinema e foi incluído em 15 listas do Best Of de 2010 – em publicações como Time, New Yorker ou Washington Post. Stacy Schiff venceu o Pulitzer com “Véra (Mrs. Vladimir Nabokov)”, publicado em 1999.
Num regresso magistral às fontes clássicas, Stacy Schiff consegue aqui separar os factos da ficção, resgatando esta rainha fascinante, cuja morte trouxe uma nova ordem mundial uma geração antes do nascimento de Cristo.

Novidade Eranos

Título: Lugares Inesquecíveis de Portugal – Viagens com Alma
Autor:
Paulo Alexandre Loução

«Cada vez mais, há uma emergência em cada um de nós que procura estreitar laços com a Natureza, com as referências históricas, para bem compreender as nossas raízes mítico-espirituais. (...) Esta é, sem dúvida, uma “viagem”, a não perder. Uma viagem brilhantemente conduzida por Paulo Loução, e convidados, ao alcance de todos nós. Basta começar a leitura. Boa viagem pelos Lugares Inesquecíveis de Portugal!»
Pedro Tojal
In Prefácio

«As paisagens naturais e culturais desta «nesga de terra debruada de mar», os seus monumentos, a poesia dos seus recantos, são um tesouro de que nem sempre sabemos usufruir. Recuperemos o sentido da aventura, quebremos com a rotina, vivamos o «não-tempo», e o Outro Portugal se acercará de nós abrindo os seus portais de beleza magna e outorgando-nos experiências inesquecíveis.»
Paulo Alexandre Loução
In Introdução


O livro inclui a oferta de um vale desconto para um fim-de-semana inesquecível.
Profusamente ilustrado com fotos

De norte a sul de Portugal, passando pelos Açores, o leitor encontra, neste livro, dezenas de propostas alternativas para vivências enriquecedoras, que abrem as portas a momentos de felicidade genuína e a um melhor conhecimento da nossa riquíssima tradição histórica, lendária e espiritual.

O livro está enriquecido com a colaboração de autores-convidados* e uma série de viagens literárias aproximam-nos das vivências íntimas de escritores com os seus lugares, como os de Florbela Espanca, Eça de Queirós, Raul Brandão e Teixeira de Pascoaes, autênticos lugares inesquecíveis.


* Severina Gonçalves, Américo Rodrigues, António Cândido Franco, Heitor Baptista Pato, José Antunes, José Carlos Fernández, José Domingues, José Manuel Anes e José Ramos.

Novidades Quinta Essência para Setembro

Título: Ricochete
Autor: Sandra Brown

Sinopse:
Quando o detetive Duncan Hatcher é chamado à mansão do juiz Cato Laird para investigar uma morte, compreende que a discrição é a chave para manter o seu emprego. Elise, a mulher-troféu do juiz, afirma ter matado a tiro um gatuno em legítima defesa, mas Duncan tem quase a certeza de que ela mente. A investigação que faz ao passado pouco suspeito de Elise convence-o de que ela é mentirosa, manipuladora e, mais do que provavelmente, uma assassina. Mas quando Elise desaparece…
Sem saber em quem acreditar, Duncan vê-se envolvido na investigação de um homicídio que desafia a sua lógica, o seu infalível instinto e a sua inabalável integridade. Não confia em ninguém, exceto na palavra do criminoso que prometeu eliminá-lo. E confia ainda menos na mulher que mais deseja.

Título: Fama, amor e dinheiro
Autor: Menna Van Praag

Sinopse:
May Fitzgerald tem, de repente, tudo o que sempre quis. Depois de anos a sentir-se gorda e pouco atraente e a procurar o amor nos sítios errados, tem finalmente a vida e o homem dos seus sonhos. Tudo devia ser tão perfeito – seguira a sua voz interior e ela conduzira-a à vida mágica com que sonhara.

Mas quando a sua nova vida como escritora de sucesso tem início, os velhos demónios de May surgem para a atormentar. As antigas inseguranças reaparecem e ela deixa-se fascinar pela lisonja e pelo brilho da fama. O seu comportamento começa a afectar o namorado e ameaça destruir a relação de ambos. Conseguirá ela dar a volta à situação e provar que realmente é possível ter tudo?

Novidade Contraponto para Setembro

Título: Conspiração 365 - Setembro
Autoria: Gabrielle Lord
N.º Páginas: 200
PVP.: 8,30€

Sinopse:
Convencido de que Oriana esteve por trás do rapto da sua irmã, Cal junta-se a Boges para arquitectarem um plano a fim de conseguirem obter as informações de que tanto precisam. Para isso, introduzem um aparelho de escuta na casa de Oriana, disparando-o através da janela.
Será que espiar esta mulher irá revelar a localização da Jóia e do Enigma ou, em contrapartida, colocar Cal na linha de fogo?
Com os seus inimigos a aumentarem à velocidade que diminuem os seus dias, Cal arrisca quase tudo para permanecer vivo e recuperar a sua antiga vida.

Uma aventura de cortar a respiração!

Novidades Dom Quixote para Setembro

Título: Comissão das Lágrimas
Autor: António Lobo Antunes

Sinopse:
“Um doloroso canto de uma mulher torturada” foi o ponto de partida para Comissão das Lágrimas, o novo livro de António Lobo Antunes. A mulher torturada foi Elvira (conhecida por Virinha), comandante do batalhão feminino do MPLA, presa, torturada e morta na sequência dos terríveis acontecimentos de Maio de 1977 em Angola.
Mas este é apenas um episódio num livro denso e sombrio sobre Angola depois da independência. António Lobo Antunes não quis fazer um livro documental ou uma reportagem “verídica” sobre o que se passou em Angola, antes usou a sua sensibilidade e o espantoso poder evocativo da sua escrita para falar sobre a culpa, a vingança, a inocência perdida.

Nas livrarias a 30 de Setembro.

Título: A Sul. O Sombreiro
Autor: Pepetela

Sinopse:
“Manuel Cerveira Pereira, o conquistador de Benguela, é um filho de puta.” Assim começa um grande romance de aventuras que nos conduz à Angola dos séculos XVI e XVII, enquanto Portugal vivia sob o domínio filipino.
Entre lutas de poder, muitas conspirações, envolvendo governadores e ordens religiosas, com os franciscanos e os jesuítas na linha da frente, travamos conhecimento com homens muito ambiciosos, com um inglês um pouco doido, e com os terríveis jagas, os guerreiros incomparáveis que povoavam os piores pesadelos dos brancos, ao mesmo tempo que nos deixamos encantar por um fugitivo que se torna um aventureiro e explorador de terras por desbravar.
O regresso de Pepetela com um empolgante romance ambientado nos primórdios do colonialismo, revelando uma época desconhecida da história de Angola.

Nas livrarias a 19 de Setembro.

Título: A Educação Sentimental dos Pássaros
Autor: José Eduardo Agualusa

Sinopse:
A Educação Sentimental dos Pássaros, novo livro do autor, reúne onze contos. A unir todos eles, uma mesma preocupação sobre a origem e a natureza do mal. Como é que o pequeno Jonas se transformou em Savimbi? O que move Hillary? Anjos e demónios caminham entre nós e nem
sempre se distinguem uns dos outros.

Nas livrarias a 12 de Setembro.


Título: A Grande Casa
Autor: Nicole Krauss

Sinopse:
Uma romancista americana solitária passa vinte e cinco anos a escrever numa secretária que herdou de um jovem poeta desaparecido às mãos da polícia secreta de Pinochet; um dia, uma rapariga que se diz filha dele aparece-lhe com o propósito de recuperar a secretária e a sua vida transtorna-se por completo.
A Grande Casa é uma história suspensa entre duas perguntas: o que é que transmitimos aos nossos filhos e como é que eles absorvem os nossos sonhos e perdas? Como podemos responder ao desaparecimento, à destruição e à mudança?
Nicole Krauss, de quem a Dom Quixote já publicou A História do Amor, foi considerada pela The New Yorker uma das melhores escritoras com menos de quarenta anos.

Nas livrarias a 12 de Setembro.

Título: Goa ou O Guardião da Aurora
Autor: Richard Zimler

Sinopse:
Na colónia portuguesa de Goa, estava o século XVI a chegar ao fim, a Inquisição fazia enormes progressos na sua missão de impedir todos os 'bruxos' – quer fossem nativos hindus ou imigrantes judeus – de praticarem as suas crenças tradicionais. Os que se recusavam a denunciar outros ou a renunciar à sua fé eram estrangulados por carrascos ou queimados em autos-de-fé.
Tiago e a irmã, Sofia, gozam uma infância tranquila, aprendendo com o pai a ilustrar manuscritos e mergulhando no caos inebriante das festividades hindus celebradas pela sua amada cozinheira, Nupi. Quando as crianças atingem a idade adulta, a família é destroçada porque, primeiro o pai e depois o filho, são presos pela Inquisição. Mas quem poderia tê-los traído?

Primeira edição na Dom Quixote.
Nas livrarias a 26 de Setembro.

Título: Adornos
Autor: Ana Marques Gastão

Sinopse:
Partindo da temática dos cinco sentidos, Adornos consiste numa reflexão sobre as faculdades da alma na sua dimensão física e etérea, tendo em conta as questões do desejo e da interdição, do tempo e da liberdade, do amor e da morte, da memória e do esquecimento. O livro integra cinco capítulos com doze poemas cada um: Antevisão; Rapto; Ondulações; Inflorescências e Confeitos.

Nas livrarias a 12 de Setembro.

Título: Vozes
Autor: Ana Luísa Amaral

Novo livro de poesia da autora.
Nas livrarias a 19 de Setembro.

Novidades Livros d'Hoje para Setembro

Título: Só te amo até terça-feira
Autor: Rosa Luna
N.º Páginas: 176
Preço: 13,89 €

Sinopse:
Quando te vi pela primeira vez, imaginei o nosso casamento, o meu vestido, o nosso beijo. Senti-me a tua princesa.

Mariana nasceu sete minutos depois de Rosa Maria. A sua vida estava destinada a ser pequena e esquecida, com um namorado sem dinheiro que ainda vivia com a mãe. Num finca-pé pouco habitual, Mariana conseguiu tirar um curso administrativo, um de inglês e outro de francês e começou a trabalhar numa grande empresa. Era a Mariana ao fundo da sala, competente mas sem história. Tudo se transforma com a chegada do filho do patrão, Diogo Vargas, um homem estonteante, bem vestido, perfumado, com um sorriso irresistível. Ainda não tinham trocado uma palavra e Mariana já imaginara o casamento, os filhos, o sexo extraordinário. Nada seria possível sem uma autêntica revolução. Esta chega pelas mãos de umas amigas – um par de lésbicas bem-dispostas e atrevidas – que obrigam Mariana a mudar o visual. Radicalmente. O patinho feio torna-se um cisne com cabelo assimétrico, roupa de oulet e sapatos com cunha. Depois? Diogo repara na Mariana ao fundo da sala e vão jantar. Nada corre como seria de esperar. Ou será que Mariana conseguirá o seu sonho? Uma coisa é certa: o amor não escolhe nem tempo, nem lugar.

Sobre a autora:
Rosa Luna é chilena, vive em Boston há mais de 20 anos e nunca se casou. Teve, como afirma, casos amorosos que lhe devolveram ou roubaram a alma. Nasceu em 1956. Teve um acidente de viação aos 12 anos e mantém-se, desde então, numa cadeira de rodas. Diz que o verbo desistir não se aplica ao dicionário da sua vida. Ao mesmo tempo, por razões pessoais, recusa-se a fazer lançamentos ou a dar entrevistas pessoalmente, apenas por escrito. Diz ela: «O que importa são os livros. Nada do que eu diga fará diferença.» Começou a escrever no âmbito de uma oficina de escrita criativa, um curso de verão num universidade local, e nunca mais parou. Rosa Luna publicou dois livros anteriormente, mas apenas este, «Só te amo até terça-feira», está traduzido na Europa.


Título: A Estrela do Diabo
Autor: Jo Nesbo
N.º Páginas: 476
Preço: 17,00 €

Sinopse:
Oslo sufoca no calor de verão, quando uma jovem é assassinada no seu apartamento. Um dedo é-lhe cortado, e um minúsculo diamante vermelho com o formato de um pentagrama – uma estrela de cinco pontas – é encontrado debaixo da sua pálpebra. O detetive Harry Hole é designado para investigar o caso com Tom Waaler, um colega de quem ele não gosta e em quem não confia. Tom trabalha para um bando de traficantes de armas – e é o assassino da sua antiga parceira. Mas Harry, um alcoólico inveterado, mal consegue aguentar o seu emprego, e a sua única hipótese é aceitar o caso. Cinco dias depois, outra mulher é dada como desaparecida. Quando o seu dedo cortado é encontrado enfeitado com um diamante vermelho com a forma de uma estrela, Harry receia que haja um serial killer à solta. Determinado a encontrar o assassino e a expor o corrupto Tom Waaler, Harry descobre que as duas investigações se fundem de um modo inesperado. Mas perseguir a verdade tem um preço, e em breve Harry dá por si em fuga e forçado a tomar decisões difíceis acerca de um futuro que pode nem viver para ver. Jo Nesbø já foi comparado a Ian Rankin, Michael Connelly e Henning Mankell. Os seus romances são best sellers por toda a Europa.


Sobre o autor:
Jo Nesbø nasceu em 1960. É músico, compositor, economista e um dos escritores policiais mais elogiados e bem sucedidos da Europa. Já recebeu diversos prémios incluindo o Glass Key, o Riverton Prize, e o Booksellers Prize, e um dos romances da sua série de Harry Hole foi votado pelos leitores noruegueses, como o melhor romance policial de todos os tempos. Nesbø vive em Oslo e é a grande vedeta dos autores escandinavos.


Título: A Paixão
Autor: Nicole Jordan
N.º Páginas: 416
Preço: 13,89 €

Sinopse:
Uma noite de paixão. Um amor que poderia durar para sempre…

Para evitar casar-se com um homem com o dobro de sua idade, Lady Aurora Demming viaja, com o seu primo, para as colónias. Ali conhece Nicholas Sabine, capitão de um navio acusado de traição e pirataria que foi condenado a morrer na forca no dia seguinte. No primeiro momento que vê os seus olhos, tenta salvá-lo, embora pouco possa fazer na sua posição. Mas Nicholas a deixará assombrada quando lhe pede um estranho favor: que se case com ele, para ser sua viúva, e cuidar da sua irmã mais nova já que, no momento em que o executarem, ficará sem ninguém para a cuidar. Aurora aceita, em parte intrigada por este homem e em parte para poder evitar o casamento arranjado. Mas esta união não só é um acordo, precisa de se consumar para evitar que possa ser anulada. Assim ambos serão marido e mulher durante um dia… E uma gloriosa noite. Uma vez viúva, Aurora retorna a Londres com a irmã de Nicholas sob seu cuidado, a fortuna que herdou do seu falecido marido e muitas lembranças da noite que passaram juntos. Mas o que ninguém sabe é que Nicholas não morreu. Com a ajuda do primo de Aurora conseguiu evitar a forca e esconder-se. Agora, regressado, insistirá para que Aurora honre os seus votos… Atormentando-a nos seus sonhos com promessas de um desejo proibido."

Sobre a autora:
Nicole Jordan, autora best seller internacional de inúmeros romances históricos e arquitecta de contos de deleite que fazem o leitor ferver de paixão e sensualidade. Nicole cresceu num ambiente militar, o que a levou a sofrer várias deslocações. Frequentou o Ensino Secundário na Alemanha e mais tarde diplomou-se em Engenharia Civil no Georgia Tech. Actualmente, vive nas Montanhas Rochosas do Utah, com o seu marido e os seus cavalos. Autora de mais de duas dezenas de romances históricos e de cinco milhões de livros impressos, com enredos de épocas e locais diversos, Nicole tira agora prazer da escrita nos ambientes excitantes e envolventes de amantes da alta sociedade em jogos de sedução matrimoniais. Um dos seus romances teve a honra de ter despertado a atenção humorística de Jay Leno no The Tonight Show.


Título: Eu Mileurista, me confesso
Autor: Filipa Guimarães
N.º Páginas: 124
Preço: 12,20 €

Sinopse:
«A Filipa aprendeu muito nesta travessia do deserto. Foi uma luta duríssima contra o desemprego e todas as suas nefastas consequências emocionais… Mas, sobretudo, teve a coragem de travar uma luta contra a invisibilidade daqueles que não têm trabalho. Não permitiu que a tornassem invisível. Li este livro de um trago. Ri-me. Emocionei-me. Franzi as sobrancelhas. Espantei-me. Quando acabei, pensei imediatamente na quantidade de gente na minha vida que precisa de ler este livro. E que também, infelizmente, na quantidade de gente que ainda não sabe… mas que em breve vai precisar. Este livro tão simples, tão cru e corajoso vai reconfortar muita gente. Pessoas «invisíveis» que a Filipa, com a sua imensa sensibilidade, encheu de cor, sons e movimento. Deu-lhes voz.» Rita Ferro Rodrigues Jornalista e apresentadora de televisão


Sobre a autora:
Filipa Guimarães nasceu em 1970, em Lisboa. Decidiu que queria ser jornalista aos 10 anos, no dia em que morreu Sá Carneiro, por não saber o que significava a palavra «sabotagem». É licenciada em Comunicação Social, tendo começado por estagiar no jornal A Capital. Depois de três anos na delegação da TVI do Porto, mudou-se para Lisboa, para a SIC. Mais tarde, integrou a equipa fundadora da SIC-Notícias, onde permaneceu até 2005. Saiu para tentar a sua sorte como free-lancer: passou pelo guionismo e apaixonou-se pela ficção. O seu maior sonho é viver da escrita e um dia escrever um road-movie, em Portugal. «Um dia sem rir é um dia perdido» tem sido o seu lema de vida.


Título: Um passeio na lua com Einstein
Autor: Joshua Foer
N.º Páginas: 328
Preço: 14,00 €

Sinopse:
Em média, as pessoas dedicam quarenta dias por ano a tentar compensar coisas de que se esqueceram. Joshua Foer era uma dessas pessoas. Mas depois de um ano a treinar a memória, deu por ele na final do Campeonato de Memória dos Estados Unidos. Mas mais importante do que isso, Foer descobriu uma verdade fundamental de que nós muitas vezes nos esquecemos: tudo o que é importante em nós se deve às nossas memórias. O livro Um Passeio na Lua com Einstein conta com uma investigação inovadora, uma surpreendente história cultural da memória e truques dignos do intercâmbio mental para transformar o nosso entendimento da memória do ser humano. Sob a tutela de «atletas mentais» de grande calibre, o autor aprendeu técnicas milenares, empregues por Cícero na memorização dos seus discursos e por estudiosos da era medieval quando queriam decorar livros por inteiro. Usando métodos que foram largamente esquecidos, Foer descobre que podemos melhorar drasticamente a nossa memória. Mergulhado obsessivamente numa subcultura peculiar de memorizadores competitivos, Foer aprende a aplicar técnicas que apelam à imaginação assim como à determinação, lembrando que a memorização pode ser tudo menos rotineira.


Sobre o autor:
Joshua Foer nasceu em Waington, DC, em 1982 e vive em New Haven, Conneticut, com a mulher, Dinah. Escreveu para o National Geographic, para as revistas Esquire, Slate, Outside, New York Times e outras publicações. É cofundador da Atlas Obscura, um guia online sobre as maravilhas do mundo e curiosidades. É também cofundador do projeto de arquitetura, Sukkah Cy. Um Passeio na Lua com Einstein é o seu primeiro livro.



Título: O Voo da Borboleta
Autor: Maria João Inocêncio
N.º Páginas: 236
Preço: 13,90 €

Sinopse:
“O Voo da Borboleta” é uma viagem pelo dia-a-dia de uma rapariga a quem foi diagnosticada, aos 14 anos, uma doença neurológica degenerativa: a neurofibromatose. Maria João Inocêncio conta-nos, com grande coragem e uma lucidez por vezes desarmante, as várias fases pelas quais foi e ainda vai passando: dos exames às dores lancinantes, das operações até aos (muitos) exames de rotina. Mas este é também um livro de muita esperança e fé. Um projecto que nasce a partir de um diário que Maria João começou a escrever avidamente para libertar as suas emoções e angústias, enquanto aguardava que chegassem dias melhores, sem nunca deixar de acreditar nisso. Esta é uma jovem que não deixa ninguém indiferente, nem os amigos nem os médicos, que mostram nestas páginas o grande carinho que sentem por esta doente tão especial. Tal como uma borboleta, a autora sabe que a doença a obriga a transformar-se e a adaptar-se a novos obstáculos e desafios, como por exemplo, a perda da audição e a aprendizagem da Língua Gestual. Neste “vôo” (é, na realidade, muito mais do que um) o leitor é convidado a conhecer uma história de esperança e de humor, de muita dor mas, principalmente, de muitos afectos e coragem.


Sobre a autora:
Maria João Inocêncio nasceu há 20 anos, em Setúbal. Aos 14 anos foi-lhe diagnosticada uma doença neurológica rara e dolorosa: a neurofibromatose. Apesar disso, e ainda adolescente, conseguiu ultrapassar barreiras que a surpreenderam, a ela própria, à família e aos amigos, nos quais se incluem também médicos e pessoal auxiliar. Devido à perda de audição e a uma paralisia no rosto, teve de encontrar outras formas de comunicar. Até agora, a sua principal ferramenta tem sido a escrita, mas já começou a dar os primeiros passos na Língua Gestual Portuguesa. Um enorme amor pela vida e pelos familiares e amigos ajuda-a não só a enfrentar o dia-a-dia com uma coragem que não deixa ninguém indiferente. Sobre ela, costuma citar uma frase que leu, algures: “Creio que todos nós criamos os nossos monstros, os nossos medos e inseguranças. São pensamentos mutiladores. Porém, raramente encontramos pessoas dispostas a partilhá-los.”. Com este livro, Maria João pretende, justamente, quebrar esse silêncio.


Título: Vinhos de Portugal 2012
Autor: João Paulo Martins
N.º Páginas: 240
Preço: 16,90 €

Sinopse:
VINHOS DE PORTUGAL é considerado o mais respeitado guia de vinhos do país. É publicado há dezassete anos consecutivos. No seu interior pode encontrar a análise de vinhos de todas as regiões devidamente assinalados com notas de prova e classificações, assim como uma criteriosa selecção dos melhores vinhos do ano. Por incluir um glossário de termos de prova e um índice remissivo torna-se muito fácil a sua consulta. Aqui, encontra ainda informações que lhe vão dar uma ajuda quando tiver de seleccionar um vinho para o seu dia-a-dia ou para datas especiais.

Para facilitar a sua escolha, o livro inclui um guia de bolso destacável com uma selecção rápida de alguns vinhos.

Sobre o autor:
João Paulo Martins é jornalista, especializado na área dos vinhos e, nessa qualidade, tem colaborado em vários jornais e revistas, nacionais e estrangeiras. É redactor da Revista de Vinhos e colaborador da Metrópoles, revista editada pela Área Metropolitana de Lisboa. Durante vários anos coordenou também um suplemento anual de vinhos publicado pelo semanário Expresso, jornal onde é actualmente colunista. Desde 1998 que é membro do júri do Concurso Mundial de Bruxelas e tem sido convidado para outros concursos, em Londres – International Wine Challenge –, na África do Sul, Brasil, Madrid e Chile. Tem feito, a convite do ICEP, algumas apresentações de vinhos portugueses no estrangeiro. Publicou o livro Tudo sobre Vinho do Porto. Publica, há 17 anos consecutivos, o guia Vinhos de Portugal – notas de prova, também na Dom Quixote

Título: Guerreiro Verde
Autor: Filipe Garcia
N.º Páginas: 200
Preço: 12,95 €

Sinopse:
Manuel Pinto nasceu no Porto, cresceu no Luxemburgo e cedo descobriu o gosto pelas viagens. Tornou-se punk, trabalhou em fábricas e em armazéns de armamento, mas foi quando entrou na Greenpeace que a vida mudou. Começou por ajudar na manutenção dos barcos da organização e chegou a responsável internacional pela coordenação da frota. Foi agredido e preso, esteve nos protestos contra os ensaios nucleares em Muroroa, combateu os alimentos transgénicos em Lisboa e passou três anos entre índios e perigosos madeireiros na selva amazónica. Hoje, da sede em Amesterdão, acompanha à distância todos os protestos da maior organização ecologista do mundo. Uma vida em português na defesa da Terra.


Sobre o autor:
Filipe Garcia. Há 31 anos que é alfacinha, mas há 16 que se tornou cidadão honorário das praias do Baleal. Depois de estudar no Liceu Camões, licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e especializou-se no CENJOR. Nos jornais, estreou-se em 2001 na redação do Record e passou pelas revistas Focus e Sábado antes de chegar ao Diário Económico. Cobriu as áreas de Desporto, Cultura e Política. Não há livros do Gabriel García Márquez, nem discos do Jimi Hendrix que não tenha, mas ainda está a tentar completar a discografia do John Coltrane. Em pequeno sonhava chegar a grande para ser como o Bob Woodward e… ainda não desistiu. Em 2010, recebeu o Prémio de Reconhecimento Jornalístico atribuído pela Câmara Municipal de Peniche pelo trabalho «Supertubos que valem milhões».

Novidade Oficina do Livro

Título: SOS ANGOLA – Os Dias das Ponte Aérea
Autor: Rita Garcia

Sinopse:
Entre Julho e Novembro de 1975, quase 200 mil portugueses interromperam abruptamente uma vida inteira passada em Angola e vieram para Portugal através de uma das maiores pontes aéreas de resgate de civis jamais implementadas.
Aviões da TAP e de várias companhias estrangeiras voaram sem pausas entre Lisboa e África para trazer todos os que quisessem sair das cidades e dos confins de Angola antes da independência. O desespero dos últimos meses e o medo de morrer às mãos dos chamados movimentos de libertação levaram milhares de colonos a correr para os aeroportos à procura de um lugar nos aviões que partiam de Luanda e Nova Lisboa a toda a hora e sobrelotados, com pessoas a viajar em porões e casas-de-banho para aproveitar o espaço ao máximo. Comissários e assistentes de bordo trabalharam sem folgas nesses meses loucos, acompanhando homens, mulheres, crianças, famílias inteiras desamparadas e soldados à beira da morte. As tripulações, exaustas, nunca conseguiram esquecer esses dias, nem as mães que lhes pediam para ficarem com os filhos.
Recuperando esse tempo de angústia e agitação, S.O.S. Angola é um livro dramático e profundamente enternecedor, que revela cada pormenor desta epopeia e evoca as tragédias pessoais de quem teve de sair de África sem nada em direcção a um país desconhecido que, ainda por cima

Novidade Porto Editora para Setembro

Título: As Quatro Últimas Coisas
Autor: Paul Hoffman
Págs: 360
PVP: 17,60 €

O primeiro volume da trilogia de Paul Hoffman, O Braço Esquerdo de Deus, publicado pela Porto Editora em 2010, foi um sucesso em Portugal, com cerca de 15 000 exemplares vendidos. A continuação da saga intitula-se As Quatro Últimas Coisas e chega às livrarias no dia 6 de setembro.
Segundo o The Times, esta é «uma história sombria e bem arquitetada, com reviravoltas arrepiantes», que tem vindo a conquistar milhares de apreciadores do género fantástico.

Sobre o livro:
Morte, Juízo, Paraíso e Inferno.
As Quatro Últimas Coisas que nos reserva o Destino.
Agora há uma Quinta.
O Seu Nome é Thomas Cale.
De regresso ao Santuário dos Redentores, Thomas Cale parece aceitar o papel que lhe é atribuído: o destino escolheu-o como o Braço Esquerdo de Deus, o Anjo da Morte. O poder absoluto está agora ao seu alcance; o terrível zelo e domínio militar dos Redentores é uma arma nas suas mãos e ele está pronto para cumprir o objetivo supremo da Única e Verdadeira Fé – a destruição da Humanidade.
Mas talvez o sombrio poder dos Redentores sobre Cale não seja suficiente – ele vai do amor ao ódio num abrir e fechar de olhos, da bondade à mais brutal violência num segundo. A aniquilação que os Redentores procuram pode estar nas mãos de Cale – mas a sua alma é muito mais estranha do que alguma vez poderão imaginar…

Sobre o autor:
Escritor e argumentista britânico, Paul Hoffman colaborou durante algum tempo com o organismo responsável pela classificação de filmes no Reino Unido. Escreveu o argumento de três filmes, em coautoria, e trabalhou, entre outros, com Francis Ford Coppola.
O seu primeiro romance, The Wisdom of Crocodiles, deu origem a um filme protagonizado por Jude Law e Timothy Spall. Seguiu-se The Golden Age of Censorship, uma comédia negra publicada em 2007.
No catálogo da Porto Editora figura já O Braço Esquerdo de Deus, o primeiro volume da trilogia que agora continua com As Quatro Últimas Coisas.

Buraka Som Sistema - "Komba" é editado a 24 de Outubro em Portugal


Após ser cuidadosamente trabalhado ao longo dos últimos 11 meses, os Buraka Som Sistema regressam ao mundo dos vivos em vésperas da noite de Halloween para apresentar o muito antecipado segundo álbum, 'Komba': uma exploração das fronteiras entre a vida e a morte, combinadas com a abordagem feroz dos Buraka perante a música de dança.

‘Komba’, do qual já conhecemos o frenético ‘Hangover (Ba Ba Ba)’ será editado em Portugal no dia 24 de Outubro. Uma semana depois, dia 31, chega às lojas de todo o Mundo. O lançamento mundial vem ao encontro da notoriedade crescente que a banda tem tido ao vivo em todos os Continentes.

Sobre o disco, Kalaf explica: “Respeitamos a ideia de continuidade em relação ao que temos vindo a desenvolver desde o ‘From Buraka to The World’, mas também sentimos que os nossos concertos têm vindo a ganhar cada vez mais atenção por parte de quem gosta do que criamos. Foi importante fazer um compromisso entre os dois mundos: por um lado o clube e por outro a arena de concertos ao vivo”.

Portugal vai testemunhar essa força ao vivo logo em Novembro, nos Coliseus de Lisboa e Porto, dias 10 e 19 de Novembro, onde a banda apresentará o novo álbum. Os bilhetes já estão à venda e podem ser comprados nos locais habituais.

A Fnac tem já disponível em pré-venda um Pack Exclusivo que inclui o CD Komba, o bilhete para um dos concertos e o acesso a uma das after show parties que acontecerá em cada uma das cidades após os concertos.

Lançamento Ela Cantava Fados

Novidades Casa das Letras para Setembro

Título: Não Tenho Inimigos, Não Conheço o Ódio
Autor: Liu Xiaobo

Sinopse:
Esta primeira publicação em Portugal do Prémio Nobel de Paz 2010, Liu Xiaobo, apresenta os seus quase desconhecidos escritos e ensaios, que versam sobre características políticas e aspectos culturais chineses, bem como o papel emergente da China no contexto internacional. Mas mostra igualmente um lado mais sensível e delicado do escritor com um surpreendente conjunto de poemas, que mais não são do que um retrato vivo do que é o passado, presente e futuro desta cultura milenar.

Nas livrarias a 5 de Setembro.

Título: Operação Overlord
Autor: Max Hastings

Sinopse:
Os famosos desembarques do dia D, a 6 de Junho de 1944, marcaram o início da Operação Overlord, a célebre batalha pela libertação da Europa. Max Hastings desconstrói neste livro alguns mitos deste conflito, escrevendo um estudo memorável.
Com relatos na primeira pessoa de sobreviventes dos dois lados e uma grande profusão de fontes e documentos inexplorados, Operação Overlord proporciona uma perspectiva brilhante, mas também controversa, da devastadora batalha da Normandia.

Nas livrarias a 19 de Setembro.

Título: O Terceiro Homem
Autor:Graham Greene

Sinopse:
Viena de Áustria, pós-Segunda Guerra, uma cidade dividida e gerida pelas quatro potên­cias aliadas (Rússia, Inglaterra, França e Esta­dos Unidos).
Rollo Martins, um romancista de segunda linha, chega à cidade para visitar Harry Lime, o seu inescrupuloso amigo e he­rói de longa data. Logo descobre que Harry morreu e em circunstâncias muito suspeitas. Enquanto se faz passar por um célebre es­critor, dá início uma investigação por conta própria e procura resposta para a pergunta - o que Harry fez para merecer a morte?
O Terceiro Homem (escrito em 1949 como argumento para um filme realizado e inter­pretado por Orson Welles) é uma das mais importantes narrativas breves de Graham Greene, autor que, como ninguém, se debru­çou sobre os meandros do mundo da espio­nagem e da Guerra Fria.

Nas livrarias a 19 de Setembro